O governador eleito Carlos Moisés da Silva anunciou nesta quarta-feira, 07, os nomes que compõem oficialmente a equipe de transição de governo em Santa Catarina. A equipe é composta por onze pessoas, sob a coordenação do professor Luiz Felipe Ferreira, do departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Além dele, fazem parte do grupo Fabiano Ramalho, Marcelo Haendchen Dutra, Valdez Rodrigues Venâncio, André Pinheiro de Oliveira, Naiara Czarnobai Augusto, Jorge Eduardo Tasca, Wanderlei Pereira das Neves, Iara Costa Leite, Queila de Araújo Duarte e Luis Augusto Araujo. Os nomes serão publicados ainda nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado.
Moisés salientou ter optado, junto com a vice-governadora eleita, Daniela Reinehr, por uma equipe técnica para conduzir o processo e que há um caráter de multidisciplinaridade nos escolhidos. Além deles, existe uma equipe de apoio, que trabalha de forma voluntária, com o objetivo de facilitar o trabalho do futuro governador no recebimento de informações e na montagem de um raio-X da máquina pública.
“O importante é que a gente possa receber essas informações e trabalhar esses dados para ter um radiograma dentro da administração pública. É preciso mostrar o que a gente tem e as soluções para os problemas eventualmente detectados”, disse Moisés.
Na visão do coordenador do processo de transição, professor Luiz Felipe Ferreira, essa etapa da transição está focando principalmente na questão financeira e na dívida ativa do Estado. Todas as informações serão compiladas até o fim da próxima semana. A partir daí, o foco será na elaboração do projeto de reforma administrativa.
“As informações são as mais amplas possíveis e agora tem um trabalho de consolidação desses dados. O que pode ser visto até o momento é que o futuro governador tem um grande compromisso frente às contas públicas”, afirmou Ferreira.
Uso da tecnologia
O governador eleito também falou sobre o uso da tecnologia, que promete ser uma marca da sua administração. Segundo Moisés, já é possível perceber, durante o processo de transição, quais secretarias ainda patinam nessa área e a tecnologia atuará como uma aliada também na contenção dos gastos públicos.
“A tecnologia é importante. A gente tem trazido pessoas para esse processo que também lidam com sistemas de informação e inteligência para cruzamento e tratamento dos dados. Também há pessoas com experiência em auditorias. Essas ações também visam a transparência, é um compromisso que nós temos com o eleitor, de mostrar o que é feito dentro do Estado da forma mais transparente possível, incluindo os desafios que nós temos pela frente”, finalizou o futuro governador.
Veja a área de atuação dos membros da transição:
Luiz Felipe Ferreira Mestre e Doutor em contabilidade pela UFSC. Coordenador do grupo de transição, tem experiência na área contábil e financeira do setor público e privado.
Fabiano Ramalho
É advogado e sócio do escritório Ramalho & Advogados Associados. Tem Pós-graduação em Direito Tributário pela FGV e foi presidente da Associação de Estudos Tributários de Santa Catarina – ASSET/SC. Fundou e dirigiu o Observatório Social de Florianópolis em sua primeira gestão.
Marcelo Haendchen Dutra
É professor de Ciências Contábeis da UFSC, mestre em Contabilidade e Doutor em Engenharia de Produção. Atuou por quase 12 anos na empresa Eletrosul.
Valdez Rodrigues Venâncio
Oficial da reserva da Polícia Militar, graduado em Direto pela Univali e Mestre em direito pela UFSC, advogado, tem experiência na docência em direito ambiental e constitucional na Unisul. Atuou na Implantação da Polícia Ambiental em Santa Catarina.
André Pinheiro de Oliveira
Atua como auditor interno da Secretaria de Estado da Fazenda. Formado em Direito, com pós-graduação em Finanças. Coordena o Observatório da Despesa Publica de Santa Catarina.
Naiara Czarnobai Augusto
É integrante do Ministério Público de Santa Catarina, formada em Direito e com especialização em Direito Penal; Cibernético; Corporativo e Compliance, Propriedade Intelectual e MDB em Inovação.
Jorge Eduardo Tasca
É tenente-coronel da Polícia Militar, com atuação no centro de inovação da corporação. Participou na criação do PMSC Mobile, ferramenta para a gestão de ocorrências por meio smartphones e tablets.
Wanderlei Pereira das Neves
Membro da Academia Brasileira e Catarinense de Ciências Contábeis, é auditor interno da Secretaria de Estado da Fazenda. Possui bacharelado em Ciências Contábeis, com especialização em auditoria governamental e mestrado em Administração e Gestão Estratégica das Organizações.
Iara Costa Leite
É professora-adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC. Atua nas áreas de Cooperação Internacional; Negociação Internacional; Desenvolvimento; Ciência; Tecnologia e Inovação.
Queila de Araújo Duarte
É Procuradora do Estado desde 1998. Tem graduação em Direito pela UFSC e se especializou em Processo Civil pela mesma universidade. Também possui mestrado em Direito pela Univali.
Luis Augusto Araujo
É engenheiro agrônomo e servidor de carreira da Epagri, onde atua como analista socioeconômico e de desenvolvimento rural. Possui mestrado em Ciências Economia Aplicada pela USP e atua como professor da Unisul.