O horário eleitoral gratuito na rádio e na televisão para o primeiro turno das eleições municipais chega ao fim nesta quinta-feira, 3.
A propaganda começou em 30 de agosto, duas semanas após o início oficial da campanha eleitoral, envolvendo candidatos aos cargos de prefeito (em chapa com vice) e vereador.
Na véspera, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou que o horário eleitoral é “um espaço de exercício democrático de informação”, onde os candidatos apresentam as suas propostas ao público, reforçando o papel fundamental desse processo na democracia .
Durante mais de um mês, os eleitores acompanharam as campanhas e propostas dos candidatos em dois blocos diários de 10 minutos cada, exibidos de segunda a sábado. No rádio, o horário foi das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, foi transmitido das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Além dos blocos, o horário gratuito também contém inserções de propaganda ao longo da programação das emissoras. Foram 70 minutos diários de inserções, dos quais 60% (42 minutos) foram destinados aos candidatos a prefeito, enquanto 40% (28 minutos) foram reservados aos candidatos às Câmaras Municipais.
O horário eleitoral voltará para o segundo turno nas cidades onde houver disputa, entre os dias 11 e 25 de outubro. O primeiro turno das eleições acontece neste domingo (6), e os participantes deverão comparecer às suas eleições eleitorais das 8h às 17h, conforme o horário de Brasília, levando um documento oficial com foto.