Ibope mostra Beto Richa entre os governadores mais bem avaliados

·
Atualizado há 11 anos

betoricha-governador-paraná
(Foto: Divulgação).

Pesquisa de opinião pública divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Ibope mostra que a gestão do governador Beto Richa é a segunda mais bem avaliada do Brasil. Para 41% dos paranaenses, a administração de Richa é ótima ou boa. O índice ficou bem acima da média nacional de avaliação dos governos estaduais, que foi de 28%.

Entre os 11 estados pesquisados, o governo do Paraná fica atrás apenas de Pernambuco, onde Eduardo Campos teve 58% de bom e ótimo. No Paraná a aprovação do governo presidente Dilma foi de 29% dos entrevistados paranaenses. Na média nacional, esse índice sobe para 31%.

Richa é melhor do que a de outros nove governadores pesquisados pelo Ibope. Beto tem aprovação maior que o governador do Ceará, Cid Gomes (40%), o de Minas Gerais, Antonio Anastasia (36%), o de Santa Catarina, Raimundo Colombo (30%), do Espírito Santo, Renato Casagrande (29%), o da Bahia, Jaques Wagner (28%), o de São Paulo, Geraldo Alckmin (26%) e o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (12%).

A pesquisa ouviu ainda os entrevistados sobre a maneira de governar e a confiança da população em seu governador. Em todos os cenários, Richa fica a acima da média nacional com 52% de aprovação na maneira de governar e 44% de confiança da população. Além disso, os entrevistados responderam perguntas sobre manifestações populares, qualidade dos serviços públicos, tributação e uso dos recursos públicos.
Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o levantamento realizou 7.686 entrevistas em 434 municípios brasileiros com mais de 16 anos entre 9 e 12 de julho. No Paraná foram ouvidas 602 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“O Governo do Paraná, outro estado em que o governador está entre os mais populares, também se destaca em desenvolvimento e crescimento do estado, empatado em terceiro lugar com geração de emprego, além de agricultura e habitação”, avalia a conclusão da pesquisa.

APOIO FEDERAL – Na média, 71% dos paranaenses estão insatisfeitos com o apoio do governo federal ao Paraná nas áreas de segurança pública, saúde, educação e transporte urbano. Eles acham que os investimentos são menores do que deveriam. Cerca de 3% dos entrevistados afirmam que não existe investimento da União no estado e 14,75% acham suficientes o apoio. Segundo o levantamento, a insatisfação também é observada nos outros estados da Federação. “Ainda que reconheça o apoio, a população acredita que ele é insuficiente e deveria ser maior do que é”, afirma a pesquisa.

AVALIAÇÃO – “O governador Beto Richa, que foi o primeiro a ter a sensibilidade de tomar providências para baixar as passagens dos ônibus, ainda antes dos protestos, aparece na pesquisa com a segunda mais alta taxa de aprovação do Brasil. As manifestações de junho – que derrubaram a popularidade da presidente Dilma Rousseff e dos governadores – passaram com relativa suavidade pelo governador do Paraná” disse o deputado Ademar Traiano, líder do governo na Assembleia, ao comentar a pesquisa CNI/Ibope.