Nome: Anízio de Souza
Data de nascimento: 29/12/1949
Naturalidade: Irineópolis
Ocupação: Empresário do comércio varejista / Servidor Público
Escolaridade: Ensino médio completo
Patrimônio declarado: R$ 549.000,00
Partido: Partido dos Trabalhadores – PT
Coligação: Porto União Cada Vez Melhor
Partidos: PT / PMDB / DEM / PTB / PSC / PSDC
Número: 13
Vice: Aloísio Salvatti
Limite de gastos: R$ 160.000,00
Breve histórico político
Vereador por três mandatos (de 1993 à 1996, de 1997 à 2000 e de 2005 à 2008). Atual vice-prefeito para no mandato de 2009 à 2012.
Educação
Investimentos e melhorias na educação são indispensáveis, pois é na sala de aula que se inicia a formação de um cidadão consciente e sábio. Nos últimos anos a educação de Porto União melhorou muito. Para dar continuidade a esse belo trabalho no plano de governo do Anízio e Salvatti existem vários pontos importantes, onde é importante destacar o ensino fundamental em tempo integral e a erradicação do analfabetismo.
Ampliação do transporte escolar e ampliação da infraestrutura das escolas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Criação de cursinho pré-vestibular gratuito para alunos de baixa renda. Ampliar a oferta de cursos de educação de jovens e adultos com orientação profissional. Abrir escolas nos finais de semana com atividades esportivas e profissionais além de criar o fundo rotativo para ajudar na manutenção das escolas via APP, direção, professores e funcionários.
Nesse plano de governo a dupla fomenta a elaboração dos programas em defesa do meio ambiente, trabalhando a importância da preservação da natureza. Outro setor que receberá fortalecimento é as Associações de Pais e Professores, além de promover concursos culturais nas escolas, objetivando o desenvolvimento artístico de cada aluno e festivais escolares. Melhorar as escolas rurais e urbanas com aparelhos eletrônicos e digitais. Ampliar os cursos de computação para alunos das áreas rurais e urbanas além de parcerias entre o município e os serviços Sesi, Senai e Senac. Realizar a formação continuada dos professores em convênio com as Universidades Públicas e Privadas. Criar um programa, aproveitando os profissionais já existentes, com vista ao atendimento de alunos com baixa aprendizagem e famílias de risco.
Elaborar o Projeto Político Pedagógico – PPP das escolas com a comunidade escolar. Garantir a continuação do trabalho já realizado por meio de licitação da merenda escolar, dar preferência aos produtos orgânicos do município. Ampliar o acesso ao Prouni e o Fies em parceria com as Instituições de Ensino Superior e Ministério da Educação e incentivar em parceria com as Escolas Estaduais e Públicas do Município a participação dos alunos do Ensino Médio no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Olimpíada Brasileira de Matemática, Português e outras disciplinas que o MEC realizar.
Saúde
Anízio e Salvatti se preocupam com a população. Eles conhecem a importância de garantir a saúde e o bem-estar dos munícipes, e por isso, querem ampliar o atendimento médico no interior com a expansão do Programa Estratégia Saúde da Família – ESF, colocando mais remédios, equipamentos, profissional de enfermagem e também mais horas de atendimento médico. Transformar os postos de Saúde de Santa Cruz do Timbó e São Miguel da Serra, em centros de atendimento em saúde, com a manutenção do ginecologista e obstetra e a implantação de médico pediatra. Manter e ampliar o atendimento dos programas de prevenção e as Farmácias Básicas Populares.
Possibilitar a implantação do uso de medicamentos fitoterápicos e a implantação de tratamento direcionado a pessoas portadoras de necessidades especiais. Manter a aquisição de óculos e próteses às pessoas de baixa renda, com laudo social. Realizar campanhas de vacinação, de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, aleitamento materno, de combate ao fumo, álcool e outras drogas. Apoiar trabalhos com gestantes, nutrizes e crianças de 0 a 6 anos, com a metodologia da Pastoral da Criança. Além de ampliar os programas de Hipertensão, Diabéticos, DST e AIDS e criar o Programa Remédio em Casa.
Possibilitar a implantação do uso de medicamentos fitoterápicos; Manter e ampliar em conjunto com a Educação o Programa de Prevenção da Saúde para fazer testes visuais e auditivos para os alunos. Ampliar o Programa de Agentes Comunitários. Incentivar o controle do Fundo Municipal de Saúde pela sociedade e conselhos. Manter o serviço de próteses e criar o Centro de Especialidades Odontológicas em parceria com o Governo Federal. Ampliar o número de consultas especializadas para evitar as longas filas de espera.
Manter em funcionamento o Raio-X médico instalado no Posto do Bairro Santa Rosa. Manter e estruturar com mais médicos e equipamentos os ambulatórios de Cardiologia, Dermatologia, Obstetrícia, Pequenas Cirurgias, Ginecologia e Infectologia. Renovar a frota de veículos de forma a proporcionar mais comodidade e segurança aos pacientes.
Segurança Pública
Segurança é uma das prioridades do governo de Anízio e Salvatti, pois como pais de família sabem da importância de manter a ordem pública oferecendo a segurança necessária para que as famílias de Porto União possam criar seus filhos, por isso dentro do plano de governo querem manter a patrulha do interior para proteção dos bens e segurança dos agricultores. Instalar rede de monitoramento com câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade para proporcionarem mais segurança aos munícipes.
Gestionar junto ao governo do Estado de Santa Catarina o aumento do efetivo de policiais, de veículos e equipamentos. Desenvolver estudos para implantação da guarda municipal, visando ampliar a segurança e a proteção das pessoas. Ampliar e melhorar a iluminação pública com a instalação de lâmpadas de vapor de sódio. Estabelecer parcerias com a polícia militar de forma que a população possa sentir-se cada vez mais segura e amparada. Criar a Casa da Cidadania para abrigar os conselhos da cidade.
Criar o “CRAS da Mulher” em parceria com a Delegacia da Mulher e instalar a Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de risco, com atendimento jurídico e psicológico. Ampliar o convênio entre o município e as associações/instituições APAE, APADAF e ao ABRIGO – SAN. Ampliar a equipe de atendimento às famílias que enfrentam problemas de alcoolismo e outras drogas. Criar um programa de combate a prostituição infantil. Incentivar as associações de moradores e produtores, clube de mães, grupos femininos e demais organizações existentes. Criar a “Casa do Acolhimento” para pessoas que não têm onde morar, portadoras de transtornos mentais e usuárias de álcool e outras drogas.
Ampliar a estrutura e equipar melhor a Defesa Civil e apoio nas ações de interesse das comunidades. Desenvolver estudos visando a criação do “Conselho de Combate a Corrupção”. Desenvolver estudos voltados à realocação das casas que se encontram ainda em cota vulnerável de alagamento do Rio Iguaçu. Apoiar a comunidade da cidade e do interior em todas as demais ações voltadas à segurança e a proteção dos munícipes.
Infraestrutura
Nossa cidade merece o melhor, buscando isso Anízio e Salvatti querem reformular as leis urbanísticas municipais e revisar todo o sistema de drenagem da área central e bairros para a adequação dentro das atuais necessidades. Reurbanizar ruas e bairros. Melhorar a iluminação pública. Estabelecer novo padrão de paisagismo com aumento de arborização e de espaço público. Intensificar a padronização de calçadas removendo obstáculos, desníveis com consequente melhoria da mobilidade.
Implantar novo sistema para o destino de lixo urbano buscando a sustentabilidade. Ampliar o plano municipal de arborização e recuperar a mata ciliar com plantas nativas, além de dar continuidade ao projeto de pavimentação, através da criação do Programa Pavi Porto União, que vai atingir todo município, pois dentro dos quatro anos de governo é investir 10 milhões de reais em calçamento com lajota e pavimentação asfáltica, melhorando assim o fluxo de veículos, além dar mais segurança e comodidade a toda população. Pavimentar no mínimo 15 quilômetros de ruas na cidade e distritos de Santa Cruz do Timbó e São Miguel da Serra.
Melhorar as instalações do Terminal Urbano, Disponibilizar mais abrigos para usuários de transporte coletivo nas áreas urbana e rural. Ampliar a exploração de mineral de revestimentos primários para a manutenção de ruas e estradas do interior. Executar o alargamento das estradas rurais em razão do crescente aumento do número e da dimensão dos veículos da frota agrícola. Elevar o nível de altura de estradas rurais para evitar o alagamento de propriedades. Implantar mais ciclovias em ruas perimetrais da cidade. Substituir pontes de madeira por pontes de concreto em diversas localidades do interior. Pavimentar o pátio do Terminal Rodoviária de Porto União.
Promover a modernização dos serviços de tapa-buracos e de preparo de bases para pavimentação. Adquirir novos equipamentos e veículos para manter a qualidade dos serviços de manutenção de vias urbanas e rurais. Construir novas casas populares em parceria com o Governo Federal. Implantar tubulação de concreto para evitar alagamentos de ruas e propriedades. Fazer a concessionária cumprir na íntegra o Plano Municipal de Saneamento.
Emprego e Renda
Para os candidatos, trabalho e geração de renda garantem o desenvolvimento de uma cidade e por isso é preciso primeiro apoiar e incentivar as indústrias já existentes no município. Além disso, querem incentivar a instalação de novas indústrias, com diversificação de produção e preservação ambiental. Criar uma atividade econômica através de sistema de cooperativismo dentro dos diversos setores. Divulgar o potencial do município. Viabilizar a aquisição de nova área industrial. Criar a lei geral da microempresa, e uma comissão de desenvolvimento econômico e sustentável com representação do poder público, iniciativa privada e universidades visando potencializar o turismo de negócios.
Ampliar os espaços destinados ao funcionamento das incubadoras. Incentivar o turismo rural e urbano por meio de programas e publicidade. Melhorar os acessos às cachoeiras e pontos turísticos para visitação e muitos outros pontos importantes para o desenvolvimento de Porto União. Implantar cursos profissionalizantes em parceria com a Secretaria de Educação. Garantir os meios de transporte e comercialização dos produtos agrícolas. Criar a lei geral da microempresa, além de viabilizar um centro de convenções para feiras, comércio, indústria e serviços, promover ações de expansão e adequação da malha viária, fomentar os órgãos para controlar, qualificar e divulgar os diversos serviços prestados no município. Construir barracões para formalização de condomínio industrial. Apoiar o Conselho de Desenvolvimento do Turismo.
Organizar um projeto para agregar valores nos produtos agrícolas e organizar os créditos agrícolas. Ampliar a comercialização do Mercado Municipal. Incentivar a agricultura familiar, aquisição de máquinas de médio e de grande porte para macro associações e a importante aquisição de patrulha mecanizada, que consiste em um conjunto de máquinas e equipamentos para recuperação de solos, preparos de área para plantio, colheita, abertura e conservação de estradas vicinais.
Criar um Plano de Desenvolvimento Rural sustentável com atuação nas entidades ligadas à agricultura. Apoiar a agroindústria, artesanato, fruticultura, apicultura, piscicultura e outras áreas. Manutenção e ampliação da malha viária rural, além da ampliação de programas que já estão em andamento entre outros.