Por causa da pandemia, diplomação de eleitos acontece com restrições

Cerimônia acontece nesta noite, na Câmara de Vereadores de União da Vitória, e é transmitida em tempo real pela internet

·
Atualizado há 4 anos

diplomacao 8
(Fotos: Jaqueline Castaldon)

A Justiça Eleitoral realiza na noite de hoje, 16, a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais deste ano, em União da Vitória.

diplomacao 9
Prefeito Bachir Abbas (PP)

diplomacao 7


diplomacao 1


Por conta da pandemia da Covid-19 e para evitar aglomerações de pessoas, o evento teve restrições.

A diplomação acontece na Câmara de Vereadores e a cerimônia é transmitida em tempo real pela internet. O ato teve início às 18 horas, e será finalizado em instantes.

Participam do ato, o Juiz Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de União da Vitória, Elvis Jakson Melnisk, prefeito e vice-prefeito eleitos no dia 15 de novembro, Bachir Abbas (PP) e Jairo Clivatti (PP), respectivamente e os vereadores eleitos: Cordovan Frederico de Melo Neto, José Pedro Walk, Thays Bieberbach, Valdecir Ratko, Waldir Cortellini, Emerson Lourenço Litwinski, Sidnei Lorensini, Alandra Roveda, Julio Adilson Pires Filho, Celso Carlos Rocha, Ednilson de Godoy, Anderson Luis Cardoso e André Henik.

diplomacao 2


A próxima data que finaliza o processo eleitoral de 2020 será a posse dos eleitos, que acontece no dia 1º de janeiro.

O magistrado acrescenta que a realização das cerimônias virtuais obedece aos prazos aplicáveis às eleições deste ano e, aos ajustes normativos previstos na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialmente quanto à apresentação das prestações de contas dos candidatos eleitos.

diplomacao 6

Segundo o TSE, a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes, com a entrega do diploma devidamente assinado. Com a diplomação, os eleitos se habilitam a exercer o mandato que postularam, mesmo que haja recurso pendente de julgamento, pelo qual se impugna exatamente a diplomação.