O PSDB e o Cidadania realizaram nesta segunda-feira, 20, a primeira reunião com prefeitos das duas siglas, com a intenção de iniciar a construção de um plano estratégico para as eleições municipais de 2024 no Paraná. O encontro, que foi realizado na sede do PSDB em Curitiba, teve “o fortalecimento da unidade” entre as duas siglas como objetivo principal.
Participaram do encontro o deputado federal e presidente regional do PSDB, Beto Richa, o presidente regional do Cidadania, Rubens Bueno, e os deputados estaduais Douglas Fabrício (Cidadania), Mabel Canto (PSDB) e Cristina Silvestri (PSDB), além de prefeitos das duas siglas.
“Temos um trabalho conjunto de fortalecimento das estruturas partidárias a realizar. Vamos buscar novos aliados e ampliar nossa base de atuação”, afirmou Beto Richa. “Para isso, compartilhamos as nossas ideais com os prefeitos dos dois partidos, para somar forças visando um objetivo comum.”
“A Federação é algo novo na estrutura político-eleitoral do Brasil, até por isso estamos conhecendo este processo. Queremos construir e consolidar uma unidade forte para 2024”, afirmou Rubens Bueno. “Na Federação somos, durante as eleições, um único partido e vamos trabalhar para que este grupo seja forte e organizado e desta forma possa levar os melhores nomes e propostas para o eleitor.”
Já o deputado estadual Douglas Fabrício ressaltou que “temos que buscar a união entre os filiados do Cidadania e do PSDB”. “Os partidos devem conversar e é isso que estamos começando hoje. Política é diálogo e debate, para que desta forma possamos fortalecer e alcançar nossos objetivos”.
Para o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, “o momento é de reflexão”. “Foi muito bom ouvir nossos líderes e sair daqui com o sentimento de que estamos no caminho certo. Tenho certeza de que vamos conseguir, através do debate, fortalecer os dois partidos e apresentar nomes preparados em 2024, para que no final quem ganhe com isso seja a população”, disse Tezelli.
Para o prefeito de Francisco Beltrão, Cléber Fontana (PSDB), “o Brasil ainda vive uma fase de extremismos e de polarização”. E o desafio da Federação PSDB-Cidadania é “começar a romper esse quadro pela base, com o fortalecimento dos dois partidos nos municípios”.
“O PSDB é muito importante para criar alternativas aos eleitores do Paraná e precisa ampliar a sua atuação”, disse a prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Karla Galende (PSDB). “Temos condições de construir uma grande aliança, com base no Cidadania e no PSDB, para fortalecer a nossa participação nas eleições de 2024”, completou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania).