Quantos minutos você leva para votar?

Você já parou para pensar nisso? O TSE informou que o tempo médio de votação será de 40 segundos

·
Atualizado há 12 anos

Presidente da Associação de Moradores da localidade de São Domingos, em União da Vitória, Inaloi dos Santos. (Foto: Wannessa Stenzel)

A presidente da Associação de Moradores da localidade de São Domingos, em União da Vitória, Inaloi dos Santos, disse que já cronometrou o tempo. Ela afirma que leva menos de 15 segundos.

A explicação é que ela já vai preparada com os candidatos anotados em uma cola disponibilizada pelo Cartório Eleitoral. A senhora diz decorar os números, mas os leva anotados por precaução. Ainda afirma que todo o eleitor deveria ir às urnas com o seu voto definido. “Eu conheço muita gente que resolve para quem vai votar quando está na frente da urna. Isso não vale. Democracia não é isso”.

A onze dias do primeiro turno das eleições municipais, marcado para 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, ontem, que o tempo médio de votação será 40 segundos. O cálculo se baseou em informações coletadas em eleições anteriores. O tempo de votação foi calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto para o segundo cargo.

Nunca marcaram
A professora Maristela Firmam nunca parou para pensar e cronometrar o tempo médio no momento da votação. “Eu acredito que levo uns 15 segundos”.
Já a psicóloga Erli Boller confirma que leva mais tempo para votar quando se refere aos cargos eletivos como presidente, governador, deputados e senadores.

Em 2008
No pleito municipal de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar nos candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios. Agora as eleições ocorrem em 5.568 municípios. Já o tempo médio de atendimento ao eleitor foi de 39 segundos, em 2008, segundo o TSE.

Como votar
No próximo dia 7, o eleitor votará primeiro para vereador, depois para prefeito.