Reunião contou com troca de farpas entre as partes

Motivo das pequenas discussões foi o parecer inconstitucional ao projeto de Lei sobre os serviços essenciais

·
Atualizado há 4 anos

A 7º sessão ordinária começou as 19h com a entoação do hino de União da Vitória, o vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP) acompanhou a reunião de modo remoto devido atestado médico. Os demais estavam presentes.

Na Tribuna Popular, a munícipe Silvia Kochan Marcon, membro da ALAD – Associação Laços de Amor Dow, falou sobre a associação que  tem o objetivo é estreitar laços entre familiares de portadores da Síndrome de Dow. Silvia, narrou como a associação se formou, segundo ela, as primeiras conversas eram feitas em residências. Depois, a associação cresceu e ganhou mais adeptos.

A vereadora Thays Bieberbach (PT) usou a tribuna para falar sobre o episodio divulgado no sábado, 20, sobre um frase citada por um professor que foi desligado do Centro Universitário Vale do Iguaçu – Uniguaçu, depois de mencionar a  frase “desculpe meninas, sei que é chulo o que eu vou dizer, mas é aquele ditado, se o estupro é inevitável e eminente, relaxa e aproveita” em uma aula remota de ergonomia do Curso de Engenharia de Produção. A vereadora ainda, mencionou quem aos 19 anos foi estuprada, e também falou sobre o enfrentamento a violência doméstica em que muitas mulheres vivem.

Emerson Lourenço Litwinski (PTC), usou a tribuna para falar sobre o projeto sobre o reconhecimento que todo serviço é essencial, o projeto foi considerado inconstitucional pela Comissão de Constituição, Justiça. Ele alegou que somente o STF deve julgar.  E ainda falou sobre a situação da água no município.

Ordem do Dia

O projeto sobre o reconhecimento que todo serviço é essencial, foi considerado inconstitucional pela Comissão de Constituição, Justiça. Segundo o departamento jurídico da câmara, não existe viabilidade jurídica e o projeto também não estava acompanhando de um parecer técnico.

José Pedro Walck (PSD), usou a palavra e se disse favorável ao projeto, pensando no bem estar da população. Segundo ele, os microempreendedores estão sendo muito prejudicados.

Além dele, Waldir Luiz Cortellini (PSB), Celso Carlos Rocha (MDB) Emerson Lourenço Litwinski (PTC), também foram contrários ao parecer.

Ao final, uma troca de farpas entre o vereador Ednilson de Godoy (PV) e Emerson Litwinski sobre o projeto do serviço essencial.

Requerimentos

Entre os requerimentos, melhorias em algumas vias e a implantação de um Centro Comunitário no bairro Rocio.

No final, praticamente todos os vereadores usaram a palavra livre. Cada um defendendo sua posição em ser favorável ou não ao projeto que foi declarado inconstitucional.

Moção

Foi aprovado por todos os vereadores, um voto de pesar à família de Paula pelo falecimento do Sr. João Luiz de Paula, que tinha 53 anos, e veio morar aos 15 anos em União da Vitória.

Nossa moção de aplausos é para Jairão, colecionador de troféus, exemplo de desportista e pai de família.