Como forma de homenagear as mulheres a 5º sessão ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória desta segunda-feira, 8, no Dia Internacional da Mulher foi presidida pela vereadora e vice presidente da casa Alandra Roveda.
Matéria do Executivo
Na pauta o projeto que aborda a autorização de um convênio com a APMI – Associação de Proteção a Maternidade e Infância de União da Vitória.
Também uma proposta da administração sobre o convenio firmado com a Frente Nacional dos Prefeitos para a compra de vacinas contra a Covid-19; medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde fazem parte do projeto.
Matérias do Legislativo
Iindicação a vereadora Alandra Roveda solicitou a normatização de regras por parte da Secretária de saúde para que o comércio funcione, e que todos trabalhem de forma segura.
Tribuna Livre
Na tribuna livre, a enfermeira coordenadora da UPA de União da Vitória, Diulie Graziela Felipe Cavassim, profissional que está na linha de frente da Covid-19, falou a respeito do trabalho desenvolvido até o momento no município.
Destacou ainda, que 80% da equipe de enfermagem é composta por mulheres, enaltecendo o trabalho delas neste dia. Também comentou sobre a preocupação de todas as mulheres que estão na linha de frente.
“Tenham força e coragem mulheres, tenham fé, nada vai durar para sempre”.
Durante a reunião, uma homenagem com musicas, com interpretação dos cantores Osni, Luis Henrique e Leila. A canção escolhida foi Carta Branca; Tá Chorando Por quê?; Aquela Rosa;
Depois, a enfermeira Diulie Graziela Felipe Cavassim, a vereadora Alandra Roveda e Thays Bieberbach receberam um mini jardim.
O vereador Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) usou a tribuna, destacou a participação das mulheres no mundo, e falou sobre as cobranças feitas por parte dos vereadores ao executivo.
A vereadora Thays Bieberbach, também usou a tribuna e falou sobre o dia 8 de março. No discurso, a formação do Coletivo Mais que Amélias e a instalação da Delegacia da Mulher há cinco anos. Enfatizou a importância das mulheres se organizarem em prol de seus ideais.
Segundo ela, deste o início da pandemia, foram espedidas 535 medidas protetivas em União da Vitória.
O vereador Ednilson de Godoy (PV), utilizou a tribuna falando sobre o pedido feito a secretaria de saúde, 6º regional de Saúde e Governo do Estado, sobre a prioridade de vacinação para os deficientes físicos. Todos os setores confirmaram que é necessário seguir o protocolo federal.
Cordovan Frederico de Melo Neto (PP), também usou a tribuna e falou sobre os repassasses para a pandemia, citou os números de momento e falou sobre ataques que estão sendo feitos através das redes sociais. Citou ainda, adiantar o valor devolvido da Câmara se fosse necessário.
Ordem do Dia
Votação em regime de urgência do Projeto de lei Ordinária de n.º9/2021 e votação do Regime de Urgência do Projeto de lei Ordinária de n.º10/2021.
Durante a noite foi aprovado com ressalvas o projeto que institui o Fundo Municipal de Habitação. Os vereadores José Pedro Walck (PSD) e Emerson Lourenço (PTC) fizeram as ressalvas e Walck solicitou que o executivo encaminhe a proposta para a próxima licitação para contemplação do mesmo.
Requerimentos
Entre os requerimentos, um sobre o encaminhamento de oficio ao Governo Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa e Comando da Policia Militar sobre a situação dos agentes de segurança. Segundo os vereadores estão vivendo em um dos piores momentos da história em relação ao efetivo, salário e pressão social.
Os vereadores também pediram transparência nas informações e nos recursos enviados ao município durante a pandemia do coronavirus. Segundo informações, no ano passado União da Vitória recebeu aproximadamente R$ 13 milhões para a saúde.
Requerimento à pedidos da Associação dos Moradores do bairro São Bernardo sobre o retorno do atendimento do comércio.
Pedindo a instalação de novos leitos hospitalares para atender a demanda.
Moção
Foi aprovado ainda, uma moção de aplausos a todas as mulheres pela passagem do dia.
Júlio Adilson Pires Filho (PP) não compareceu na sessão por problemas de saúde.
Sessão extraordinária
A sessão extraordinária aconteceu para apreciação dos dois projetos do poder executivo. Foi votado com dispensa do parecer final, em regime de urgência e redação única, o projeto que firma convenio do município com a APMI.
O projeto que trata sobre o consorcio público para aquisição de vacinas também seguiu o mesmo trâmite.