A 8º sessão ordinária contou com a participação de dois vereadores de forma remota por problemas de saúde – Valdecir Ratko (DEM) e Ednilson de Godoy (PV).
Vários requerimentos foram apresentados pedindo melhorias em vários locais da cidade como construção de arenas multi uso, lombadas entre outros pedidos.
Tribuna Livre
O reitor do Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv, Alisson Frantz usou o espaço para falar sobre o Cine Teatro Luz que passou por um processo de restauro sob a tutela da instituição. O vídeo com o depoimento dos alunos que participaram da restauração foi exibido.
Ele lembrou do tempo disponibilizado para todo o processo – começou em abril 2016 e só terminou em dezembro de 2020. Até agora o investimento ultrapassa a marca de R$ 1,5 milhões.
Segundo Alisson, até dezembro de 2021 o espaço estará 100%.
Ainda na tribuna o vereador Celso Rocha (MDB) falou sobre a história de alguns bairros de União da Vitória falando ainda sobre os políticos que já passaram.
O vereador Emerson Lourenço (PTC) também usou a tribuna para abordar um projeto que deve ser apresentado nos próximos dias, no qual propõe a destinação de 50% do salário de cargos comissionados, secretários, prefeito e vice prefeitos para a compra de alimentos aos mais vulnerais do município.
Ordem do Dia
Foi aprovado o projeto que nomeia a Rua Projeta nº 8 em Rua: Dário Sérgio Cândido até a Rua Pedro Stelmachuk.
Votação ainda sobre o projeto que obriga estabelecimentos públicos municipais e privados inserirem placas de atendimento prioritário a0s portadores do Espectro Autista.
Moções
Uma das moções trata-se de um voto de aplausos a Salete Venâncio sobre a luta contra o alcoolismo. No último dia 20, foi comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Hoje Salete está a frente da Associação de Apoio para Dependentes de Álcool e outras Drogas, ADAD que existe há 22 anos no município.
Ainda durante a sessão, voto de pesar pelo falecimento do Padre Silvano Surmacz, aos 54 anos vítima da covid-19.
No final, José Pedro Walck comentou sobre o possível projeto apresentado pelo vereador Emerson, pois segundo ele, o povo está padecendo.
Waldir Cortellini (PSB) falou sobre a situação da água da Sanepar.
A vereadora Alandra Roveda (PL) falou sobre o horário do comércio e falou sobre a equiparação com Porto União.
O Presidente da casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) também citou a qualidade da água fornecida pela Sanepar.