A 36ª Extraordinária (com efeito de ordinária) da Câmara de Vereadores de Porto União realizada de forma remota na tarde de segunda-feira, 31 de agosto, marcou o retorno da vereadora Salime Farah (PSDB). A vereadora ficou afastada por 120 dias e, neste período quem a substitui foram os vereadores Miguel Chokailo Neto e Cezar Augusto.
Em sua fala durante a reunião, a vereadora agradeceu os vereadores que a substituíram e reforçou o pedido para que a comunidade não se descuide e continue adotando medidas preventivas ao contágio da Covid-19.
Única mulher da legislatura atual, Salime, de 81 anos, é médica por formação. Também possui vasta experiência política. Eleita em 1969 com a maior votação de Porto União – em proporção ao número de habitantes, na época, foi vice-prefeita de 1972/1976, ocasião em que declinou do salário a que teria direito. Foi novamente eleita vereadora de 1977/1980; 2005/2008 e 2017/2020.
Em recente entrevista à CBN Vale do Iguaçu, Salime afirmou que não pretende atuar mais na política. Seu foco após o término desde mandato será a medicina.
Ganhou destaque também na sessão, o pedido feito pelo vereador Carlos Roderlei Pinto (PL), de um relatório aos órgãos responsáveis pelo Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Abandonados. O vereador quer números de apreensão e encaminhamentos feitos desde o período de abertura do Centro. O pedido de envio de solicitação do relatório foi aprovado por unanimidade.
Retorno das reuniões presenciais
O vereador Fernando Moreira (PSDB) durante a reunião questionou o presidente Sandro Luciano Calikoski (MDB) sobre um possível retorno das sessões presenciais. O presidente respondeu que em setembro as sessões permanecem de forma remota.