Por três meses você – leitor – conferiu em nossas páginas orientações e informações das mais diversas sobre o pleito de 2012. As eleições municipais acontecem neste domingo, 7, das 8h às 17h.
Nossa intenção foi a de chegar na sua casa e servir de ombro amigo para este momento tão importante da democracia brasileira. É momento de escolha sim! Uma escolha consciente que depende do seu voto. Para tanto, há dois dias das eleições não poderia ser diferente. O jornal O Comércio auxilia você sobre o que é preciso para o momento do pleito, conforme orienta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Brasileiros vão às urnas
No domingo, 7, 138.544.348 brasileiros vão às urnas para escolher 5.568 prefeitos e 57.434 vereadores. Só não vão votar neste pleito municipal os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há representantes desses cargos, e os que estão cadastrados para votar no exterior, que só escolhem o presidente da República.
Local da votação
Em seu título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TSE. Para esta consulta basta o seu nome, data de nascimento e nome da mãe.
Documento
É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.
Manifestações
No dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido e/ou candidato de sua preferência. Entretanto, não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizam manifestação coletiva.
Proibido
No recinto da cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.
Eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida
Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.
Ordem de votação
Primeiro, o eleitor vai escolher o candidato a vereador e depois a prefeito. O eleitor deve levar a colinha com os números dos candidatos nos quais quer votar. A colinha é muito útil para agilizar a votação.
Justificativa
O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em conseqüência, não votar, deve justificar a ausência. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, ou seja, se faltou à votação no 1º turno, deve fazer uma justificativa, se faltar o 2º turno, outra justificativa. A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência.
Jornal O Comércio apresenta os candidatos
Registramos em nossas páginas na semana que antecedeu às eleições o currículo e um breve histórico político dos candidatos à prefeito de Porto União e União da Vitória. De Porto União conhecemos os candidatos Anízio de Souza (PT), Eliseu Mibach (PSDB) e Luiz Alberto Pasqualin (PP). Já de União da Vitória nossas páginas trouxeram os planos de trabalho dos candidatos Hussein Bakri (PSC) e Pedro Ivo Ilkiv (PT). Os candidatos das Cidades Irmãs apresentaram as propostas sobre educação, saúde, infraestrutura, emprego e renda e segurança pública.
Escritos políticos
O pároco Daniel Baez Brizueña trouxe às páginas do jornal O Comércio dez artigos políticos aos leitores. A ideia original dos artigos foi uma apresentação dos trabalhos da Diocese de União da Vitória a partir da Cartilha de Orientação Política – Eleições 2012: “Bons ou maus governantes é a gente que escolhe”. A Cartilha foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Sul II e foi elaborada pelo Padre Mário Spaki, Mestre em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana de Roma e Secretário Executivo da CNBB Regional Sul II. A cartilha foi dirigida aos sacerdotes e membros de comissões paroquiais “com instruções de prevenção contra a atuação de políticos que se aproveitam dos eventos religiosos para promoção pessoal”.Os temas apresentados foram a corrupção eleitoral, a compra de votos, a “Ficha Limpa”; o papel dos prefeitos e vereadores; o perfil do bom candidato e do bom eleitor; os dez mandamentos do eleitor e a responsabilidade cristã na política.
Movimento Paraná sem Corrupção
A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, em parceria com o Ministério Público do Paraná realizaram lançaram no mês passado o “Movimento Paraná Sem Corrupção”. O Movimento Paraná Sem Corrupção é apartidário e não serve a interesses de grupos políticos. Ele tem cunho popular e democrático, buscando incentivar o debate público para o enfrentamento à corrupção. A forma de participação no movimento é livre. Cada pessoa pode contribuir com ideias e iniciativas, a sua maneira. O Grupo Verde Vale de Comunicação assinou um termo de cooperação com Movimento Paraná sem Corrupção.
O documento recebeu as assinaturas dos Promotores de Justiça, Julio Ribeiro de Campos Neto e Diogo Castor de Mattos e do Diretor Executivo do Grupo, Caíque Agustini. Dentre as cláusulas assinadas por Caíque Agustini esta a dos compromissos da entidade que consta no parágrafo 2.3 a necessidade do Grupo Verde Vale de Comunicação realizar materiais jornalísticos destinados a propagar a cultura de anticorrupção em todas as suas formas. No parágrafo 2.6 consta a participação do Grupo em atividades de conscientização e incentivo à disseminação de uma cultura baseada na dignidade e em princípios éticos.
Justiça Eleitoral pronta para o dia da votação
As equipes das duas zonas eleitorais de União da Vitória, 33ª e 153ª zona eleitoral, estão prontas para a realização do pleito eleitoral do próximo. Aproximadamente 50 pessoas estarão envolvidas direta ou indiretamente na votação entre, juízes, promotores, chefes de cartórios, oficiais da justiça eleitoral e técnicos do TRE. Se a votação ocorrer conforme o planejado, União da Vitória deverá conhecer seu novo prefeito e os novos vereadores eleitos pelas 18h do domingo.
Cobertura das eleições
O Grupo Verde Vale de Comunicação abre a cobertura das eleições municipais às 7 horas, pela Super Rádio União. Já às 8h, nossa equipe estará em cadeia com a rádio FM Verde Vale. Também, os detalhes desta eleição você confere no mais novo portal de notícias www.vvale.com.br/votoavoto. Acesse!