A Diocese de União da Vitória foi criada em 03 de dezembro de 1976, pela Bula Pontifícia Qui Divino Consilio, do Papa Paulo VI, no início fazendo parte de sua fundação 11 municípios do Sul do Paraná, e mais tarde sendo anexados os municípios de General Carneiro e Bituruna, que anteriormente faziam parte da Diocese de Palmas.
A Instalação da Diocese de União da Vitória foi realizada no mesmo ato da Ordenação do seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Walter MIchael Ebejer, que assumiu naquele ano a nova Diocese. A celebração contou com a presença do Núncio Apostólico Dom Carmine Rocco, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, fiéis leigos de paróquias da região.
A Diocese de União da Vitória abrange atualmente 13 municípios e 3 distritos, fazendo divisas com as Dioceses de Caçador – SC; Guarapuava – PR; Ponta Grossa – PR; São José dos Pinhais – PR; e, Curitiba – PR.
Formada por 25 paróquias que integram em torno de 450 comunidades, sendo elas povoadas pelas culturas cabocla, alemã, italiana, polonesa e Ucraniana.
A Diocese atualmente seguindo o seu Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, atua com mais de 20 movimentos, pastorais, e organismos.
O clero da Diocese conta nos dias de hoje com 41 sacerdotes, 11 diáconos permanentes, além do serviço prestado por congregações masculinas e femininas e o serviço dos diversos leigos.
Hoje o governo da Diocese é conduzido por Dom Walter Jorge Pinto, seu quarto bispo diocesano.
Todos os fiéis diocesanos celebram juntos em festa e cheios de gratidão essa linda trajetória.
A partir deste ano a Diocese inicia os preparativos da celebração de seu Jubileu de Ouro que se dará em 2027.