Da cidade de Antonio Olinto, da Paróquia São José, nascido na Lapa, filho de Jaime Boniatti e Liselote Teresinha Majolo Baniatti, tendo por irmã, Sabrina Majolo Boniatti dos Santos, o seminarista Cristian Majolo Boniatti será ordenado Diácono neste sábado, 25 de fevereiro, às 10h, na igreja Catedral, em União da Vitória, onde está realizando seu Estágio Pastoral. A Ordenação terá transmissão ao vivo pelo Facebook e You Tube da Diocese de União da Vitória.
Atualmente com 30 anos de idade, Cristian ingressou no Seminário, em União da Vitória, em 2016. Estudou 2 anos de Filosofia, 4 anos de Teologia e está há um ano em Estágio Pastoral, na igreja Catedral. Cristian é também formado em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, graduação que realizou antes de ingressar no Seminário.
Segundo conta, o desejo de ser padre foi para ele uma surpresa. De algo que nunca havia pensado, mesmo tendo contato com a Igreja em Grupos de Jovens, por volta dos 22 anos começou a sentir um afeto maior para o Ministério Sacerdotal, que tomava conta de seu pensamento e sentimento. “Foi uma surpresa grande em minha vida; nem eu imaginava e nem pessoas que conviviam comigo, a não ser minha mãe, que rezava por isso, mas sempre deixando liberdade para eu seguir meu caminho. Tudo começou quando me aproximei da Igreja por uma comunidade de jovens, quando morava em Avaré – São Paulo, depois de uma juventude afastada da fé, mas mesmo assim não imaginava, e estava namorando. Eu achava bonita a vocação do padre, mas para quem sentia tal vocação”, comentou Cristian.
Foi em seu retorno ao Paraná, participando de encontros de jovens e se aprofundando no que consistia a vida sacerdotal, que sentindo mais forte tal apelo, buscou discernir melhor sua vocação. “De uma admiração distante se mostrou para mim como uma possibilidade, com o que me diziam e eu sentia em minhas orações. Morando em Pato Branco, fui convidado, de Antônio Olinto para um Congresso Jovem da Renovação, em Francisco Beltrão. No encontro tudo me falava no sentido vocacional e foi o Dia ‘D’ para mim. Vi que precisava discernir melhor. Fiz um encontro vocacional no Seminário de União da Vitória, conversei muito com o padre Sidnei, na época reitor, e com o padre Antônio Carlos, pároco em Antônio Olinto, e decidi dar o passo na fé de entrar no Seminário, e nesses sete anos que se passaram senti que era um chamado divino, o qual eu não dei atenção durante 23 anos de minha vida”, atestou o seminarista.
Passado um ano de Estágio Pastoral na igreja Catedral, Cristian comenta que teve muita abertura dos padres que o acompanham na igreja para pôr seus dons em prática, além do amadurecimento no convívio com a Comunidade. “Fui muito bem acolhido pelas pessoas e pelos padres da Catedral, que me deram abertura para pôr meus dons em prática. O Estágio Pastoral nos faz ter os ‘pés no chão’ e conciliar o que estudamos com o que vivemos na prática”, disse ele.
Para sua Ordenação Diaconal, Cristian escolheu como lema: “Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade” (Sl 39), expressando que a vontade de Deus em sua vida também se tornou a sua. “Desde a filosofia o tema da Vontade de Deus me chamou a atenção e quando me perguntava porque ser padre, pensava que devia ser porque me parecia ser a vontade de Deus, e aos poucos se tornou também a minha. Mas, não a fazendo como um fardo, mas com prazer, pois vindo de Alguém que me ama, é a melhor coisa para mim”, conclui ele.
Ordenado Diácono, Cristian exercerá este Ministério em alguma das Paróquias da Diocese, até a sua ordenação sacerdotal, que pode se dar ainda neste ano.
Como ser padre?
A vocação ao Sacerdócio é Dom de Deus e é chamado de Deus. Deus chama muitos jovens a viver uma vida celibatária, dedicando sua vida totalmente ao trabalho da Igreja. Esse chamado, jovem, pode estar no seu coração, mas é preciso se ajudar para ouvi-lo. Uma vida agitada, cheia de preocupações e ocupações pode dificultar para você ouvir a voz de Deus, que se dá sentindo forte o coração bater ao pensar em ser padre. É como um apaixonar-se.
O Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, onde o seminarista Cristian estudou, oferece duas vezes ao ano Encontros Vocacionais, em julho e em novembro para ajudar a você discernir melhor a vocação. Manter uma vida de oração individual, uma intimidade com Deus e participar da sua Paróquia, sua Comunidade, o ajuda muito a perceber por qual vocação seu coração bate mais forte.
Neste ano, o Seminário Diocesano iniciou o Ano Letivo e Formativo no dia 13 de fevereiro, com 15 seminaristas. A Aula Inaugural do Instituto se deu no dia 09 de fevereiro. Um novo vocacionado ingressou neste ano na etapa do Propedêutico, sendo ele: Erik Staniszewski, da Paróquia São Mateus, de São Mateus do Sul. E ainda, dois outros que concluíram os estudos estarão no Estágio Pastoral: Seminarista Daniel da Rosa e Frei Kláubio, do Instituto Franciscano.