Na semana passada, a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu (Cisvali) – e prefeita de Porto Vitória -, Marisa Ilkiu de Souza, se reuniu com o Chefe da 6ª Regional de Saúde, Henrique César Guzzoni. Em pauta, discutir a contratação de empresa terceirizada para operar o serviço de UTI Móvel na região que compreende a Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).
Marisa Ilkiu de Souza analisa que esse serviço é oneroso se for adquirir a unidade e contratar equipe de servidores para operar o sistema, 24h por dia. No caso de contratar empresa terceirizada facilita por incluir no pacote os profissionais, veículo e equipamentos necessários. A região da Amsulpar (mesma que usufruir dos serviços do Cisvali) é carente desse atendimento, tendo que recorrer a Curitiba para viabilizar esse transporte, quando necessário. Isso ocorre justamente em momentos delicados e que carecem de muita agilidade. Dispondo da estrutura na região aumenta as chances de salvar vidas, de acordo com a presidente do Cisvali.
Contudo, Marisa salienta que a oferta desse serviço está sendo estudada, juntamente com Guzzoni, equipes do Cisvali e da Secretaria de Estado da Saúde. Para tanto, de acordo com a conversa inicial, o Estado e a Amsulpar arcariam com os custos da manutenção desse atendimento especializado e o consórcio realizaria o gerenciamento desse transporte, bem como coordenaria a equipe. A medida tem como foco central facilitar o deslocamento de pacientes, em casos graves, para Curitiba ou demais hospitais especializados.