Cabo Mendes compartilha emoções e detalhes do resgate de criança afogada

·
Atualizado há 11 meses

Em uma entrevista ao Portal Vvale, o Cabo Gilcemar Mendes, que é natural de União da Vitória  é Policial há 15 anos e foi o responsável pelo emocionante resgate de uma criança de afogamento em São Francisco do Sul, (SC) compartilhou seus sentimentos e detalhes sobre o ocorrido.

Ao ser questionado sobre como se sentiu ao ser confrontado com a situação, Mendes afirmou: “Essa situação sempre me chamou muita atenção pelo tamanho da responsabilidade que é fazer esse tipo de atendimento. Eu me coloco no lugar dos pais, pois também tenho três filhos. Nunca havia atendido uma situação dessas até essa ocorrência em questão.”

Ele detalhou as ações tomadas no momento crucial: “Quando o pai do Antônio chegou no posto policial em que trabalho com seu filho desacordado nos braços, e sem saber o que fazer, eu peguei o garoto virei ele de bruços e inclinei sua cabeça para baixo, para que jogasse a água. Ele vomitou uma quantia grande de água e, aos poucos, foi recobrando a consciência.”

Sobre a importância da conscientização dos pais, Mendes ressaltou: “A nossa preocupação é que as pessoas tenham consciência de que esse tipo de acidente pode ocorrer em qualquer local. Basta um momento de desatenção.”

 “Atender ocorrências envolvendo crianças sempre foi algo que me chamou muita atenção pelo tamanho da responsabilidade. Eu também tenho três filhos, então essa conexão torna a situação ainda mais intensa.”

Gilcemar Mendes finalizou a entrevista expressando seu alívio e felicidade pela recuperação da criança: “O menino está bem. Está saudável. O importante é que neste terça-feira, 26, ele esteve aqui. Foi examinado e está bem de saúde”.

Manobra de Heimlich

O procedimento padrão para socorrer bebês engasgados é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão. Já em crianças maiores, adultos ou idosos, o recomendado é a “manobra de Heimlich”, uma espécie de abraço por trás, com os punhos cerrados pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

A “manobra de Heimlich” foi descrita, pela primeira vez, em 1974 pelo médico estadunidense Henry Heimlich.

 

SESA – PR

Policial natural de União da Vitória salva criança de afogamento