Especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer renal. Segundo o oncologista clínico do hospital AC Camargo de São Paulo, José Augusto Rinki Junior, as chances de cura aumentam em mais de 80% quando o tumor no rim é descoberto a tempo.
O especialista destaca que, apesar de raro, o número de registros da doença vem aumentando.
Estudo Nacional sobre o Câncer Renal realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia aponta que 73% das pessoas receberam o diagnóstico de câncer de rim depois de passar por um ultrassom abdominal por outro motivo.
O problema é quando o tumor renal é descoberto forma tardia, já que quase quatro entre dez pacientes são diagnosticados quando o tumor está nos estágios avançados e com poucas chances de cura.
A cirurgia para retirada do tumor é a forma mais indicada nos casos mais precoces.
O oncologista clínico do hospital AC Camargo de São Paulo, José Augusto Rinki Junior, destaca o avanço do tratamento do câncer de rim que possibilita uma melhora significativa na qualidade de vida.
As causas do surgimento do câncer de rim não são totalmente conhecidas. Entretanto, fatores como cigarro, obesidade, herança genética e hipertensão são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Por Agência Rádio 2