Cisvali lança Programa “Sem prevenção, sexo não”

O programa tem como objetivo trabalhar com jovens da região

·
Atualizado há 13 anos

Cisvali lança Programa “Sem prevenção, sexo não”
A finalidade do programa é trabalhar a prevenção de DST, HIV e AIDS com crianças e adolescentes. (FOTO: Ricardo Silveira).

Aconteceu na manhã de ontem, no Auditório da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), o Lançamento do Programa “Sem prevenção, sexo não”, realizado em uma parceira do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), com a 6ª Regional de Saúde e Núcleo Regional de Educação. A finalidade do programa é trabalhar a prevenção de DST, HIV e AIDS com crianças e adolescentes nos municípios que compõe a Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar).

A secretária executiva da Cisvali, Gisele Portela, ressaltou a finalidade do programa. “Ele tem o objetivo de trabalhar o tema com os jovens, por isso estamos reunidos com professores e profissionais da epidemiologia de cada município, onde eles estarão trabalhando com os alunos durante o ano em quatro fases, sendo uma delas a realização de um concurso de desenhos”, afirmou Portela.

Desse concurso, serão escolhidos 12 desenhos, no qual os alunos serão premiados com uma bicicleta. Ainda, os desenhos selecionados farão parte de um calendário da Saúde, para o ano de 2013.

Para a coordenadora do programa, Franciele Ferraz, a expectativa é que a organização consiga ressaltar para os jovens a importância da prevenção. “Queremos levar as informações para essa faixa etária, pois é um período de muita preocupação e vamos ressaltar a importância do uso do preservativo’, disse Ferraz.

Para o chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, é muito importante a realização de projetos como esse. “É importante que projetos como esse sejam desenvolvidos, pois sabemos que a melhor forma de trabalhar a saúde pública é a prevenção e o sexo sem ter a proteção necessária, é um sexo exposto, onde a pessoa esta sujeira a qualquer tipo de contaminação”, ressaltou Carneiro Junior.

O Chefe do núcleo de educação de União da vitoria, Jair Brugnago, ressaltou a importância do papel da educação nesse processo de orientar os jovens. “A educação tem um grande papel nesse momento, porque 100% de nossa sociedade passam pelos bancos escolares, e por isso todos os professores estarão envolvidos nesse processo de orientação”, afirmou Brugnago.