O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), recebeu das mãos do Superintendente de Infraestrutura de Saúde do Paraná, Pythagoras Schimidt Schoroeder, as chaves de três ônibus que serão usados para transporte de pacientes que necessitam de tratamento ou atendimento em outros centros de saúde fora da região de União da vitória.
Para o presidente da Associação de Municípios da Região Sul do Paraná (Amsulpar), prefeito Antonio Luis Szaykowski, de Cruz Machado, os veículos vão contribuir para desafogar o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Recebemos com satisfação esses três ônibus que vão proporcionar mais dignidade e conforto aos pacientes que necessitam se tratar em outras regiões”, definiu o prefeito.
Os ônibus são dotados de elevador para cadeirantes bancos em espuma injetada, cinto de segurança individual, TV, DVD e ar condicionado. Cada ônibus destes custou aos cofres estaduais R$ 208 mil. Os veículos, num total de 80, foram enviados exclusivamente para os consórcios de saúde em todo o estado do Paraná, segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)
A presidente do Consórcio e prefeita de Porto Vitória Marisa de Fátima Ilkiu de Souza disse que a estruturação do Consórcio, com a vinda dos três ônibus, só está sendo possível devido à união dos prefeitos e de parcerias como esta.
Já o chefe da 6ª Regional de Saúde, Dr. Ari Carneiro Júnior, disse que o governo do estado vem cumprindo seu papel de fornecer insumos e políticas de desenvolvimento no setor de saúde. Ele citou também as obras da nova UTI adulto do Hospital Regional de União da Vitória. “Essas obras estão adiantadas e se pretende entregar a nova Uti até o final do ano, aposta Carneiro Júnior.