Os dentes podem ficar escurecidos por uma série de fatores, como uso prolongado de antibióticos, fumo, tratamento de canal, fluorose e consumo de café, vinho tinto, coca-cola ou chocolate, entre outros. E como dentes brancos é sinônimo de beleza estética, muitas vezes pessoas com dentes escurecidos perdem a autoestima e até podem ficar com vergonha de sorrir.
Por isso, o clareamento dental tem sido um procedimento cada vez mais adotado no país. O procedimento, que pode ser feito em casa ou em consultório, de acordo com o caso e dependendo da decisão do dentista (que deve ser sempre consultado), tem o objetivo de restaurar a cor branca dos dentes escurecidos.
Qualquer pessoa pode ter os dentes clareados, desde que os dentes estejam íntegros, não haja lesão na boca ou não exista hipersensibilidade por parte do paciente.
O clareamento dental age através de moléculas contidas em gel próprio para o tratamento ou produtos oxidantes que penetram no esmalte e dentina. Isso libera oxigênio, o qual quebra moléculas de pigmentos causadores das manchas nos dentes. Há também a técnica mais moderna que utiliza o laser.