CÉREBRO: diferenças entre homens e mulheres

·
Atualizado há 11 anos

cérebroCompreender a diferença do sistema imunológico de homens e mulheres e como este fator pode incidir sobre o tratamento de doenças foi um dos objetivos de um recente estudo norte-americano. Os resultados mostram que as mulheres em alguns casos merecem perder o estigma de pertencerem ao “sexo frágil” para os homens, já que o estudo demonstra que elas reagem melhor às vacinas do que eles, pois quanto mais testosterona produz o homem, menores são as respostas imunológicas que têm.

Embora o estudo mostre que homens têm menos imunidade para doenças infecciosas, são mais fortes que as mulheres em relação a doenças autoimunes, tal como o lúpus. Eles não reagem com a mesma força delas, no entanto, às vacinas contra febre amarela, sarampo e hepatite.

Para realizar o estudo “System analysis of sex differences reveals an immunosupressive role for testosterone in the response to influenza vacination”, 34 homens e 54 mulheres entre 20 e 89 anos receberam uma dose de vacina contra gripe. Quando os pesquisadores analisaram o sistema imunológico dos participantes, observaram a relação já descrita: que os homens com alto nível de testosterona produziam menos anticorpos.

O sistema imunológico das mulheres, por sua vez, respondeu melhor e produziu mais anticorpos. Os cientistas acreditam que certo conjunto de genes nas células do sistema imunológico é regulado pela testosterona, enfraquecendo o poder de defesa se o nível de hormônios for grande.

Fonte:. Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)