A secretaria estadual da Saúde (Sesa) já tem tudo preparado para o Dia D Vacinação, que acontece neste sábado, 15, em todo o Paraná. Cerca de 5 mil profissionais de saúde, servidores estaduais e municipais, estarão a postos, das 8h às 17h, nas mais de 1,3 mil salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios. A Sesa estima a aplicação de 800 mil vacinas durante a ação, nas 22 Regionais de Saúde.
As doses, destinadas a todas as faixas etárias, são para a proteção e prevenção de diversas doenças. Os objetivos da mobilização estadual, a primeira deste ano e a única a acontecer em todo o país, é atualizar o cartão de vacinas da população, além de manter as estratégias de imunização de rotina e das campanhas nacionais, buscando melhorar a cobertura vacinal.
Dados da Sesa mostram que, nos últimos anos, as coberturas de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
“A vacinação é uma prioridade no Governo do Paraná e nossas equipes não medem esforços para vacinar e cuidar de cada um dos paranaenses. A vacina é um gesto de amor. Esse dia é pensado na saúde da coletividade”, disse o secretário César Neves.
Em União da Vitória o atendimento começa as 8h e segue até 16h.
A vacinação contra a Gripe e a Bivalente contra a COVID-19 seguirá os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, sendo atendidos:
Contra a Gripe:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Idosos com 60 anos ou mais;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores;
Pessoas com Comorbidades;
Pessoas com deficiências permanentes;
Caminhoneiros;
Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas.
A Bivalente contra a COVID-19:
Pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência;
Pessoas acima de 60 anos;
Pessoas Imunocomprometidas a partir de 12 anos;
Pessoas com comorbidades de 12 a 59 anos;
Gestantes e Puérperas;
Trabalhadores da Saúde.
Para receber a vacina Bivalente contra a COVID-19, a pessoa já ter recebido pelo menos 2 doses de qualquer vacina contra a COVID-19. Caso haja necessidade, as 19 vacinas de rotina disponíveis, além das contra a Gripe e COVID-19, podem ser aplicadas simultaneamente.
ORIENTAÇÃO – As 19 vacinas de rotina disponíveis, além das contra a Influenza e a Covid-19, podem ser aplicadas simultaneamente, caso haja necessidade. Para a atualização dos esquemas vacinais a orientação é que as pessoas levem o cartão de vacina para o registro da aplicação.
Para a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o momento é de união e o comparecimento de todos aqueles que precisam atualizar as vacinas é fundamental para a proteção da população. “Para o alcance de nossa meta, precisamos do apoio de todos, profissionais e gestores da saúde, outros órgãos e, principalmente, das lideranças da sociedade civil organizada”.