Menino de um ano com graves queimaduras foi transferido para Florianópolis

·
Atualizado há 1 ano

Um menino de apenas um ano sofreu queimaduras em cerca de 70% do corpo após uma explosão durante o acendimento de um fogão a lenha com gasolina, ocorrida em sua residência em Santa Cruz do Timbó interior de Porto União.

Diante da gravidade das queimaduras, ele foi transferido para Joinville pelo Samu na noite deste domingo, dia 12.

O Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado por volta das 21h para atender à situação. A equipe prestou os primeiros socorros e encaminhou o garoto para o Hospital São Braz. Posteriormente, devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para Joinville e ainda durante a madrugada foi transferido para o Hospital Joana de Gusmão em Florianópolis.

A ala de queimados foi reaberta em novembro de 2022

Relatos indicam que apenas o rosto e o pescoço da criança escaparam das queimaduras, sendo o restante do corpo afetado por queimaduras de terceiro grau. 

Classificação das queimaduras

As queimaduras atingem principalmente a pele e podem ser classificadas de acordo com a profundidade do local atingindo em:

  • Queimadura de primeiro grau: afeta apenas a epiderme e destaca-se por provocar vermelhidão, dor e inchaço. Nesse tipo de queimadura, não ocorre a formação de bolhas na pele. Em geral, evolui para melhora em cerca de dois a três dias, provocando posterior descamação no local.
  • Queimadura de segundo grau: acomete a epiderme e parte da derme, provocando a formação de bolhas. Nas queimaduras de segundo grau superficiais, observa-se a presença de hipersensibilidade devido à preservação das terminações nervosas. Já nas queimaduras mais profundas, a sensibilidade superficial é menor. Nas queimaduras de segundo grau superficiais, observa-se uma regeneração espontânea, enquanto na profunda essa regeneração é menor, e pode ocorrer a formação de cicatrizes.
  • Queimadura de terceiro grau: acomete a epiderme, derme e estruturas mais profundas. Essas lesões apresentam pouca ou nenhuma dor, pois as terminações nervosas são destruídas. Apresentam grande risco de infecção.

O atendimento

Criança sofre queimaduras em acidente com fogão a lenha