Porto União mais uma vez se destaca como referência em saúde, conquistando o primeiro lugar em Atenção Primária à Saúde (APS) na região do Planalto Norte.
Este reconhecimento, calculado dentro do próprio sistema do SUS (Sistema Único de Saúde), demonstra que a eficiência na gestão municipal vai muito além de aspectos financeiros e investimentos.
A Atenção Primária à Saúde (APS) representa o primeiro nível de atendimento ao cidadão e engloba um conjunto de medidas, tanto individuais quanto coletivas, voltadas para a promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde. Essa assistência inicial é oferecida nas Estratégias de Saúde da Família.
Os indicadores considerados para essa avaliação incluem o acompanhamento pré-natal de gestantes, realização de exames para sífilis e HIV, atendimento odontológico, exames citopatológicos, além da vacinação de crianças contra diversas doenças e o acompanhamento semestral de hipertensos e diabéticos, com solicitação de hemoglobina glicada.
Além de liderar a lista dos municípios do Planalto Norte, Porto União ocupa a 16ª posição no ranking estadual e a 54ª posição entre os municípios dos três estados da região Sul.
Os dados detalhados sobre os indicadores do município e outras informações estão disponíveis no seguinte link: esusfeedback.com.br/previne-brasil/regional.