Segunda-feira é o dia D contra a Dengue em Canoinhas

·
Atualizado há 9 anos

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado, é uma doença grave e pode matar. Para informar a comunidade e evitar a proliferação do mosquito, que se reproduz em água parada, a prefeitura de Canoinhas por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima segunda-feira,14, o dia D contra a Dengue.

Segundo o departamento de vigilância epidemiológica do município, neste dia as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) farão visitas às residências para orientar e verificar possíveis criadouros de mosquito e ainda estarão coletando material para análise, se houver. Também serão vistoriados os terrenos baldios e pontos que ofereçam maior risco de proliferação do mosquito.

Após serem encontrados focos da dengue no município, em julho deste ano, a prefeitura intensificou as ações contra o mosquito Aedes Aegypti. Ações preventivas, como panfletagem, palestras e visitas domiciliares já vem sendo realizadas em Canoinhas, mas com a chegada do verão, clima que favorece a proliferação da dengue, é necessário reforçar os cuidados. “É preciso eliminar toda a água parada, tampar caixas d’água, tonéis e latões, guardar garrafas vazias viradas para baixo, guardar pneus sob abrigos e encher os pratos de vasos de plantas para não acumular água. Além disso, manter desentupidos ralos, canos e calhas e manter lixeiras fechadas”, explica a enfermeira e coordenadora do departamento de vigilância epidemiológica, Iolanda Ruthes da Silveira.

Sintomas da Dengue

A secretaria de Saúde orienta a população que procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Pronto Atendimento Municipal tão logo perceba os sinais ou sintomas da dengue. São eles: dor de cabeça, febre, dor muscular, exantema pelo corpo (manchas vermelhas pelo corpo) febre alta com início súbito, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica.