Um levantamento recente realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e divulgado como Diagnóstico de Serviços de Saúde Mental aponta que em quatro de 13 municípios do Planalto Norte catarinense não há um plano específico de prevenção ao suicídio. Canoinhas é um deles.
O diagnóstico foi elaborado a partir de um questionário enviado a todos os municípios catarinenses entre 18 e 29 de setembro de 2023 e teve 100% de adesão, isto é, todos os municípios responderam às 194 perguntas encaminhadas pelo órgão.
Neste aspecto, foram avaliadas questões relacionadas a estratégias municipais, assistência e medicação, prevenção ao suicídio, serviço especializado e internação hospitalar.
No que diz respeito a prevenção ao suicídio no Planalto Norte, apenas 41,7% dos municípios possui protocolos estabelecidos para prevenir e gerenciar os riscos relacionados a essa situação.
No entanto, 75% dos municípios alegam que oferecem grupos abertos de apoio ou programas específicos para pessoas com sofrimento psíquico, com a participação de familiares ou amigos dessas pessoas.
vida