Uma Operação integrada nos dias 25 e 26 de outubro, envolveu equipes da Policia Civil de Porto União, Agência Nacional do Petróleo (ANP), IMETRO/SC e Secretaria da Fazenda, fiscalizou postos de combustíveis nos municípios de Irineópolis e Matos Costa.
Todos os postos de combustíveis dos municípios foram fiscalizados, e nenhuma irregularidade foi constatada. O resultado foi apresentado em uma coletiva de imprensa.
De acordo com o coordenador da Operação, o delegado de Polícia Civil, Vinicius Buratto Iunes, toda a região que abrange a Comarca foi fiscalizada. “Com essa operação conseguimos fiscalizar 100% dos postos de gasolina dos municípios de nossa comarca, e não descartamos novas fiscalizações”, disse.
Segundo o fiscal da ANP, Sfetan Nicolas, que o consumidor ao perceber que existe alguma irregularidade, deve denunciar. “Caso o consumidor percebe qualquer alteração na qualidade do combustível, deve denunciar a ANP, que em seguida estará verificando a veracidade do fato”, disse.
O Estado de Santa Catarina é uma das referências em medidas de controle da qualidade de combustíveis.
Punição
Caso algum dos postos fiscalizados apresentasse qualquer irregularidade, o proprietário seria preso pelo crime de ordem econômica.