Apesar do baixo índice no numero de casos de violência doméstica na região de União da Vitória, a Policia Militar credita esse dado, ao fato do receio das pessoas em denunciar.
Atualmente se fala muito sobre segurança pública e combate a violência, mas muitas vezes as pessoas não enxergam uma das maiores violências que ocorrem, no caso, a violência doméstica.
A violência contra as mulheres é crime e a lei prevê punição para quem comete, inclusive prisão imediata. Mas, para que isso ocorra, é importante que os agressores sejam denunciados, o que nem sempre ocorre.
A Polícia Militar de União da Vitória (2ª CIPM) recebe diariamente as denúncias por meio do telefone de emergência, 190, e toma as providências como efetuar a detenção do agressor e encaminhar as partes à delegacia.
Porém, nos relatórios da PM (conforme gráfico/imagem), tendo como base a cidade de União da Vitória, no ano de 2015, o índice baixou consideravelmente em comparação ao ano de 2014 (mesmo período – jan a abr).
Baixou de 140 no ano de 2014 para 117 no ano de 2015. Nos anos de 2012 e 2013 houve uma queda de 87 ocorrências, sendo de 206 em 2012 e 119 no ano de 2013.
Analisando os relatórios da PM, uma das respostas à oscilação se dá em virtude da vítima não efetivar a denúncia, talvez por medo ou represálias.
Entretanto, a PM ressalta a importância de denunciar, pois muitas vezes, a violência doméstica vem acompanhada de outros crimes, e só através de denúncia e que se garante a impunidade e a segurança da vítima.
Confira o gráfico: