O governador em exercício, Flávio Arns, enviou nesta sexta-feira à Assembleia Legislativa do Paraná a mensagem de lei que institui o programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola, e o programa UPS Cidadania. Os dois trabalhos já estão em andamento. O objetivo é consolidá-los como políticas de Estado. Flávio Arns ressaltou que o Estado vai trabalhar para aprimorar constantemente os programas.
Implantado em 2012, o programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola é uma iniciativa pioneira no país e foi considerado pelo Ministério da Educação como modelo para outros Estados. As Brigadas promovem a adequação dos prédios escolares para o cumprimento das exigências do Código de Prevenção contra Incêndio e Pânico, do Corpo de Bombeiros.
No ano passado, foram investidos mais de 12 milhões de reais no projeto, que deve atingir a marca de 14 mil brigadistas capacitados até o final deste ano. Além da capacitação, ocorrem exercícios simulados, com a desocupação de prédio da escola uma vez por semestre. O coronel Edemilson de Barros, responsável pelas ações da Defesa Civil nas escolas, diz que o trabalho conscientiza a sociedade para o cuidado com a segurança.
Já o UPS Cidadania, programa criado no ano passado, envolve ações integradas de desenvolvimento e cidadania levado a áreas que receberam as Unidades Paraná Seguro, chamadas de UPS, em Curitiba, Colombo, Londrina, Cascavel e São José dos Pinhais.
A coordenadora estadual da UPS Cidadania, Sonia Schober, da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, explicou que as ações são integradas e buscam promover a cidadania.
O programa promove Feiras de Serviços nas comunidades, onde são ofertados aos cidadãos o acesso a serviços e benefícios sociais. Também são fortalecidas as ações do estado, com investimentos de mais de 15 milhões de reais da Copel e diversas obras da Sanepar. Ainda são ofertadas atividades na educação, com mais de 70 diferentes opções para os alunos no contraturno, além do projeto Taekwondo na UPS, aproximando as comunidades do esporte.