Na manhã desta quinta-feira, 28, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista de caminhão que dirigia sob efeito de substância psicoativa análoga à cocaína, após abordagem na BR-101, em Osório, Rio Grande do Sul.
Durante a fiscalização, os policiais encontraram duas porções de cocaína prontas para consumo e constataram que o motorista havia dirigido por 20 horas consecutivas, além de identificar irregularidades na carga de batatas que ele transportava.
A abordagem ocorreu durante uma operação voltada à fiscalização de veículos de carga.
O motorista, que conduzia um caminhão Iveco/Tector com placas de Bituruna, informou aos policiais que estava transportando batatas de Itapevi (SP) para Cachoeirinha (RS).
O motorista, de 29 anos e natural de União da Vitória, foi preso em flagrante e conduzido à polícia judiciária local.
Ao verificarem a cabine do veículo, os policiais encontraram duas porções de cocaína separadas em cima de um prato, prontas para consumo. Além disso, foram localizadas duas cartelas de anfetamina e uma nota fiscal de parte da carga escondida.
Durante a fiscalização, os policiais também verificaram que o tacógrafo, dispositivo que registra a velocidade e o tempo de direção, indicava que o motorista dirigia sem parar há 20 horas.
Além disso, descobriram que o condutor havia escondido uma das notas fiscais com o objetivo de disfarçar o excesso de peso da carga de batatas. Como resultado, foram lavradas 11 autuações por diversas irregularidades cometidas pelo motorista e pelo veículo.
A droga e o caminhão foram apreendidos pela PRF. O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes.