Novo ato de baderna deixa cascata da Praça do Contestado cheia de espuma em Porto União

A praça recém inaugurada é alvo constante de vandalismo. Câmeras de segurança já foram instaladas para inibir depredação ao Patrimônio Público e parece não adiantar

·
Atualizado há 12 anos

A cascata da Praça do Contestado, um dos atrativos mais recentes construídos em Porto União, amanheceu ontem, 3, coberta de espuma. Sabão em pó foi despejado na fonte. O ato de vandalismo ocorreu por volta das 22h desta terça-feira, 2.

O coordenador da Defesa Civil de Porto União, Cabo Ademar Lírio, acessou às imagens da câmera de videomonitoramento que está posicionada na frente da praça. Vale ressaltar que no percurso do Terminal Rodoviário de Porto União até a Praça do Contestado estão instaladas, hoje, 16 câmeras de segurança.

De acordo com o cabo Lírio, a situação não é inédita na cidade. Em 2012 e também neste ano, sabão em pó já foi despejado na cascata. O caso que chamou a atenção recentemente aconteceu em 11 de novembro do ano passado, onde meninos jogaram corante de cor vermelha na fonte. As imagens do circuito de segurança filmaram os responsáveis e os mesmos foram procurados pela Polícia. O cabo Lírio também lembra que os responsáveis pela limpeza do local na semana passada encontraram peixes na fonte. “A situação é lamentável. É muito triste noticiarmos fatos como estes. Os munícipes reclamavam que não tinham praças para passear nos finais de ano e quando elas são construídas dão um jeito de depredarem”.

Dia 2 de janeiro

As câmeras de segurança deixam claro que foi um menino que jogou sabão em pó na fonte. As imagens flagram o momento em que um homem segurando uma criança chega ao local acompanhado de uma mulher e de um menino que aparenta ter entre 13 e 15 anos. A cena começa a ser registrada por volta das 21h45. As pessoas andam de um lado para o outro. Despistam. Sentam como se estivessem apreciando a fonte. Até que por volta das 22h a mulher abre uma bolsa e entrega para o menino o sabão em pó. No momento em que percebem a efervescência do produto na água deixam o local como se nada tivesse acontecido. As pessoas seguem em direção a área central de Porto União.

O mais lamentável

O mais lamentável em tudo isso é perceber tamanha irresponsabilidade dos adultos que aparecem na cena. O menino que jogou o sabão em pó não estava sozinho na praça. Ele contou com a ajuda de adultos para a execução do vandalismo. É neste momento que pai, mãe, tios, avós ou demais membros da família deveriam mostrar aos jovens os exemplos de boas condutas. A cena também entristeceu o cabo Lírio. Ele admite que as pessoas do vídeo aparentam ser da mesma família. “Os adultos devem ensinar o correto para os mais jovens. Na imagem fica claro que os adultos compactuaram com a ação.”
As imagens serão encaminhadas para a Polícia Civil e também ao Conselho Tutelar da cidade.

Inauguração

A inauguração da Praça do Contestado foi um momento histórico para Porto União e União da Vitória. Na noite de 22 de setembro foi realizada a cerimônia de inauguração da praça. A construção representa a única praça do Brasil erguida em uma divisa de municípios e divisa de estados, simbolizando a união de um povo. A construção tem um papel histórico para toda a região, já que por meio dela ressalta-se a importância do fato histórico do Contestado, que coincidiu com o tratado de divisão de limites entre os dois estados: Santa Catarina e Paraná. O projeto urbanístico foi elaborado pela arquiteta e urbanista Eliziane Capeletti.

Novo ato de baderna deixa cascata da Praça do Contestado cheia de espuma em Porto União
A fonte ficou tomada pela espuma ocasianada pelo sabão em pó.