Paraná mantém tendência de queda no índice de homicídios dolosos

·
Atualizado há 10 anos

POLICIAMENTO EM CIANORTE
(Foto: Agência de notícias do Paraná).

O número de homicídios dolosos caiu no primeiro semestre deste ano no Paraná no comparativo com o mesmo período de 2013. O Estado registrou 1.302 casos em 2014, contra 1.323 no ano passado. Os dados divulgados nesta quinta-feira (09/10) são do Relatório Estatístico Criminal, elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O secretário estadual da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, afirma que o resultado comprova a tendência de queda no índice de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar) verificado no Paraná nos últimos anos. Em 2013, o ano fechou com 2.572 vítimas de homicídio doloso, uma redução média de 18% em relação ao ano anterior.

“Temos quedas expressivas em grandes regiões do Estado. É um resultado muito significativo e que demonstra o combate permanente aos crimes contra a vida”, afirma o secretário Grupenmacher. “Nas localidades em que houve alterações, já foi determinada a intensificação e um realinhamento nas ações das unidades policiais”, ressalta.

O secretário destaca o reforço no policiamento ostensivo com a formatura de 2.200 policiais militares em setembro e a designação de delegados para todas as comarcas do Estado. “Todos estes profissionais estão atuando para que possamos avançar ainda mais no combate à criminalidade e garantir mais segurança aos paranaenses”, afirma Grupenmacher.

LEVANTAMENTO – O relatório mostra que nos primeiros seis meses de 2014 houve redução de homicídios em 16 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado: Região Metropolitana de Curitiba (-6%); no Litoral (-17%); e nas regiões de Ponta Grossa (-12%); São Mateus do Sul (-38%); União da Vitória (-25%); Guarapuava (-5%); Laranjeiras do Sul (-11%); Pato Branco (-8%); Cascavel (-15%); Foz do Iguaçu (-6%); Toledo (-5%); Maringá (-11%); Apucarana (-48%); Rolândia (-23%); Cornélio Procópio (-60%) e Jacarezinho (-39%).

Em Curitiba, o índice aumentou de 15,8% (de 265 para 307). Houve aumento de 14% na região de Francisco Beltrão (de 22 para 25). Em Campo Mourão, os 38 homicídios registrados no primeiro semestre deste ano representam aumento de 65% em relação aos 23 casos do mesmo período de 2013.

Em Umuarama o acréscimo foi de 29% (de 24 para 31 casos); em Paranavaí houve aumento de 13% (de 30 para 34 casos). Em Londrina foram registrados no primeiro semestre deste ano 64 homicídios, contra 54 no ano passado (aumento de 19%) e em Telêmaco Borba o número de casos passou de 20 para 27 (aumento de 35%).

A íntegra das informações, com o quantitativo de vítimas de crimes relativos à morte nos 399 municípios e em cada um dos 75 bairros da capital, pode ser conferida no Relatório Estatístico Criminal disponível no site oficial da Secretaria da Segurança Pública.

O documento contabiliza o total de vítimas de cada evento criminoso. Além de homicídio doloso, o relatório traz informações sobre os demais crimes cometidos contra a vida, como latrocínio e lesão corporal.

A segunda parte do relatório é composta por gráficos com as informações. Pelo gráfico de número 1 do relatório, por exemplo, é possível verificar claramente a queda no índice criminal, entre os anos de 2010 e 2014.