Sanepar trabalha para normalizar o abastecimento de água em todo o Estado

·
Atualizado há 10 anos

As enchentes que ocorreram no Paraná no fim de semana também comprometeram o sistema de água em dezenas de cidades. Na foto, estação de captação de Cascavel. Foto: Sanepar Cascavel
As enchentes que ocorreram no Paraná no fim de semana também comprometeram o sistema de água em dezenas de cidades. Na foto, estação de captação de Cascavel.
Foto: Sanepar Cascavel

As enchentes que ocorreram no Paraná no fim de semana também comprometeram o sistema de água em dezenas de cidades. O aumento do nível dos rios inundou as captações, unidades instaladas à beira de rios para, através de bombas, extrair a água a ser tratada e distribuída à população. Em outras cidades, os poços estão alagados ou não há acesso por estrada até as unidades de captação. Em outros sistemas a causa da falta de água é o rompimento das redes.

“Onde é possível chegar, os técnicos da Sanepar fazem a limpeza das unidades, avaliam se é possível ligar os equipamentos, providenciam o conserto e para que o fornecimento de água seja normalizado no menor prazo possível”, diz o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Fernando Ghignone.

A empresa faz um apelo aos moradores que começam a receber água tratada para que só façam a limpeza interna dos imóveis. A água que é usada agora para lavar calçadas e carros falta na casa de outras famílias porque o abastecimento ainda é precário.

União da Vitória e região 

Em União da Vitória, Bituruna e General Carneiro, a captação e a produção de água estão normais. Há problemas na distribuição porque houve rompimento de redes e por isso pode faltar água em algum as regiões.

As cidades de Cruz Machado, Mallet e Rio Azul estão sem abastecimento desde sábado. O rio está acima do nível e as equipes trabalham na secagem dos motores e quadros de comando. Os moradores de Rebouças amanheceram hoje sem abastecimento. O problema está na captação do Rio Potinga. Técnicos tentam colocar em operação a outra captação, a do Rio Barreiro. Também estão sem água os moradores de Dorizon e Santo Antonio do Iratim.

Em São João do Triunfo apenas um dos três poços está operando por causa da falta de qualidade da água. Técnicos de São Mateus do Sul estão se deslocam para o município para colocar os poços em operação.

Agência de Notícias do Paraná