Os vereador de Porto União se reuniram na noite de segunda-feira, 8, para a 5 ª Sessão Ordinária. Antes do início dos trabalhos, os vereadores lembraram o Dia Internacional da Mulher e na figura das vereadoras Eliane Aparecida dos Santos (PSC) e Vanessa Witiuk Ferreira (PSD) homenagearam todas as mulheres fazendo a entrega de um buque de flores as vereadoras.
O destaque da noite ficou por conta do uso da tribuna do comandante da Polícia Militar de Porto União, Capitão Paulo Ricardo Galle. A convite do Presidente da Câmara, Gildo Luiz Masselai (PSDB), Galle explanou sobre as ações da Polícia Militar nos últimos três anos, estabelecendo parâmetros estatísticos.
O capitão assumiu o comando da PM de Porto União em maio de 2019, substituindo o Capitão Sachisnki que foi promovido. O Comandante destacou que desde que está a frente da PM tem realizado um trabalho de aproximação com a sociedade, dando ênfase a polícia comunitária.
Um dado apresentado que valeu destaque na tribuna foi a queda significativa de 2019 para 2020 do número de furtos. A redução chega a mais de 100 casos. Outro dado que teve destaque que nos mesmos anos – de 2019 para 2020 foi uma queda nos números de tráfico e um aumento nos crimes de posse de drogas.
Segundo Galle, há duas possibilidades que justificariam esses dados: que houve migração ou também que possa ter ocorrido o aumento no número de usuários.
Na Ordem do Dia
Na ordem do dia, houve a discussão e votação do parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Patrimônio do Projeto de Lei de autoria do vereador Almir Oímpio Borini (DEM), em que torna Utilidade Pùblica o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Porto União (SITRUPU).
Também foi aprovado o requerimento de autoria do vereador Luiz Alberto Pasqualin (PSDB), solicitando o encaminhamento de um oficio o convocando o secretário de Saúde de Porto União para que preste esclarecimentos sobre a situação da Covid-19 no município.