Sanepar orienta moradores de Porto União sobre sistema de esgoto

·
Atualizado há 20 horas

Moradores de Porto União, começaram a receber, nesta semana, a visita de agentes a serviço da Sanepar que levam informações sobre as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no município.

Com abordagens porta-a-porta nos 2.647 imóveis beneficiados localizados nos bairros Cidade Nova, São Pedro e São Francisco, os moradores serão orientados sobre como deve ser feita a interligação das instalações hidrossanitárias.

Faz parte das orientações o preenchimento de um questionário com cada etapa da interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto.

A empresa responsável pelas abordagens nos domicílios é a Depura Engenharia e Soluções Ambientais. As equipes utilizam uniforme e crachá de identificação, e nesta etapa de trabalho não é necessária a entrada dos agentes nos imóveis.

A interligação dos imóveis está liberada após a recente conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto Floricultura, instalada em União da Vitória, que será responsável por receber e tratar o esgoto coletado nestes bairros. Com estrutura modular, a unidade tem capacidade para tratar uma vazão média de 30 litros por segundo, atendendo aos mais rigorosos padrões ambientais.

A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, destaca que o uso correto da rede coletora de esgoto está diretamente ligado à promoção da saúde e à qualidade de vida da população. “O benefício também está na preservação do meio ambiente, pois ao fazer a ligação na rede de esgoto, a população contribui para a proteção das matas ciliares, a limpeza dos rios e córregos e ao equilíbrio dos ecossistemas”, explica.

Além das abordagens domiciliares, a Sanepar também tem outras atividades programadas para os próximos meses com a comunidade de Porto União. Entre elas, reuniões comunitárias, oficinas, cursos de capacitação em saneamento e de formação de encanadores, instalação de Jardim de Água e Mel, além de visitas mediadas.