Em uma ação coordenada pelo Governo do Paraná e o Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc), a Ceasa Curitiba fez nesta quarta-feira (11) uma doação de quase 12 toneladas de alimentos para as cidades União da Vitória e Rio Negro, que foram bastante atingidas pelas chuvas e cheias nos rios desde o último final de semana. A ação foi realizada pelos permissionários, produtores rurais e coordenadores do Programa Banco de Alimentos – Comida Boa.
Um caminhão da Defesa Civil será utilizado para fazer o transporte. Foram doadas diversos tipos de frutas, legumes, verduras, hortaliças, além de alimentos industrializados (sucos, molhos e processados) e materiais de higiene pessoal.
Paulo da Nova, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, disse que essa é uma ação muito importante na área socia. “Calculamos em torno de 12 toneladas de alimentos, que foram doados tanto pelo Sindaruc, que representa os atacadistas, mas também pelos produtores. Reunimos esforços para ajudar dois municípios que precisam muito nesse momento”, explicou.
O presidente do Sindaruc, Paulo Salesbram, agradeceu aos permissionários e produtores. “As famílias já sofreram muito, muitas perdas, e essa é uma maneira de levar comida de qualidade. A Ceasa é uma grande central de abastecimento, uma das maiores do Brasil, com circulação de milhares de toneladas de alimentos todos os dias, e sentimos que precisávamos ajudar”, complementou.
COMIDA BOA
O Banco de Alimentos – Comida Boa coleta alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais, mas em boas condições de consumo, os transforma em molhos, sopas, sucos e processados e, depois, repassa esses alimentos já devidamente embalados e prontos para consumo para creches, orfanatos, hospitais públicos, entre outras instituições. Em 2022, o Banco de Alimentos Comida Boa distribuiu 5,85 mil toneladas de hortigranjeiros para entidades assistenciais, média mensal de 487 toneladas.