Atualmente, com a tecnologia que temos à nossa disposição, é quase inevitável vermos ou produzirmos fotos e vídeos praticamente todo dia. Basicamente está cada vez mais fácil reproduzir fotos de altíssima qualidade assim como vídeos com resoluções de cinema feitos pelo celular.
Apesar da excelente qualidade de reprodução, esses arquivos tendem a ficar um tanto quanto pesados, o que pode ser um problema para quem tem pouco armazenamento ou precisa exportar para internet.
Nessa situação é necessário uma redução do tamanho do arquivo para poder realizar essas tarefas. Você pode fazer isso de variadas formas como reduzindo a resolução, o formato do arquivo, e isso pode ou não influenciar na qualidade do seu arquivo final.
Seja para poupar espaço no celular ou para compartilhar vídeos em alguma rede social, neste artigo trouxemos quatro diferentes softwares que podem lhe auxiliar com essa tarefa de forma simples e objetiva.
Além destes quatro programas, existe uma infinidade de outras opções. Existem vários softwares profissionais de compressão de vídeo, alguns completamente gratuitos. Se você quer saber mais sobre programas para comprimir vídeos, não deixe de acessar o site: https://www.movavi.com/pt/support/how-to/como-diminuir-o-tamanho-de-um-video.html
Agora, sem mais delongas, vamos começar a nossa seleção:
1 – VLC Media Player
Como primeiro lugar, temos um software reprodutor de vídeo muito popular. Ele está disponível em praticamente todas as plataformas, desde Windows e Mac até mesmo o Linux. Além disso, também é possível encontrá-lo para celulares com sistema Android e iOS.
Foto de: VLC.
O que pouca gente sabe é que o VLC, além de reproduzir mídias, também oferece algumas ferramentas gratuitas para editar vídeos. Essas ferramentas vão desde mudar o formato do arquivo, até mesmo compactar o tamanho do vídeo ou alterar sua qualidade.
Para comprimir um vídeo através do VLC é muito simples, basta seguir estes passos:
- Após a instalação, dê dois cliques no ícone da área de trabalho e execute o programa em seu computador;
- Clique na aba “Mídia” e selecione o vídeo desejado, e confirme clicando em “adicionar”;
- Então, clique em “Converter” e selecione as configurações de saída do seu vídeo – se não souber qual usar, apenas deixe em MP4;
- Por último, basta clicar em “Salvar” para escolher a pasta de destino do vídeo comprimido e, finalmente, clique em “Iniciar” para começar o processo de compactação.
Se você quer saber mais sobre programas profissionais para comprimir o tamanho de um vídeo, não deixe de acessar este site:
2 – Fastreel
O nosso segundo lugar é ocupado por outro software de compressão de vídeo gratuito para uso. Ao contrário do VLC, você não precisa baixar nenhum instalador do Fastreel: basta acessar seu site, e comprimir o vídeo pelo navegador mesmo. O único detalhe é uma marca d’água nos vídeos exportados de forma gratuita.
Apesar de não oferecer suporte para muitos formatos de arquivo, o Fastreel conta com outras funções interessantes. O site já conta com algumas predefinições para compartilhamento em diversas redes sociais, como por exemplo o Instagram e YouTube.
Comprimir um vídeo pelo Fastreel é muito simples:
- Acesse o site https://www.fastreel.com/pt/;
- Clique em “Seu Arquivo” para abrir uma janela com os arquivos em seu computador;
- Então, selecione o vídeo a ser comprimido;
- Agora, é só selecionar o nível de compactação desejado, e clicar em “Export Result”;
- Para finalizar, você só precisa fazer o download do vídeo compactado.
3 – VideoSmaller
Para quem prefere os softwares disponíveis para navegador, o VídeoSmaller é outra boa opção. Em contrapartida ao Fastreel, este oferece suporte para mais formatos de vídeo, como o AVI, MPEG e MOV.
Outra vantagem é a segurança extra que o software oferece aos usuários. De acordo com o regulamento do site, os arquivos comprimidos serão deletados do banco de dados do site algumas horas após o upload.
Foto de: VideoSmaller.
Todavia, ele apresenta um limite de apenas 500MB por arquivo – ou seja, não vai funcionar se quiser comprimir um vídeo muito grande.
Se você quiser compactar um vídeo através do VideoSmaller, basta:
- Acesse o programa através do site https://www.videosmaller.com/pt/;
- No primeiro item, clique em “Navegar…” para buscar o arquivo de vídeo desejado em seu computador;
- Se quiser uma compactação que priorize a qualidade de vídeo ao tamanho do arquivo, marque a opção “Use baixo nível de compactação”;
- Em seguida, o site oferece uma função de alterar a largura do vídeo original – se não quiser fazer alterações, deixe em “Não corrigir”;
- Caso deseje remover o áudio e deixar o vídeo no mudo, marque a opção “Remova o áudio do vídeo”;
- Por último, basta clicar em “Carregar Vídeo”, aguardar até que a compressão tenha sido realizada e baixar o arquivo novamente.
4 – Compacta Video
Por último, mas não menos importante, temos o Compacta Video. Ele é uma boa alternativa para quem busca um software de compressão de vídeo para celular. Todavia, os usuários de iOS ficam de fora: ele só está disponível para Android.
Como vantagem, ele oferece suporte para arquivos de tamanho grande e é otimizado para manter os vídeos em boa qualidade. Além disso, o aplicativo também oferece a opção de personalizar a qualidade do vídeo. Com isso, você pode alterar livremente a qualidade de seu arquivo dentre as opções disponíveis.
Apesar de possuir alguns relatos de erros e bugs, o programa sempre salva uma cópia do vídeo original. Ele também possui suporte para diversos formatos de vídeo, então com certeza vale a pena testar.
Para comprimir um vídeo com o Compacta Video, siga as etapas abaixo:
- Instale o Compacta Video através da Google Play;
- Em seguida, carregue o vídeo desejado e selecione a opção “Compress Video”;
- Por último, basta clicar em “Save” para salvar o arquivo em seu celular.
Conclusão
Existem diversos softwares de compressão de vídeo disponíveis no mercado. Nesse artigo, fizemos uma seleção de quatro programas para compactar vídeos. Estes programas possuem funções muito interessantes, e distintas entre cada aplicativo.
Para resumir, optamos por discutir entre o Compacta Video, o VideoSmaller, o Fastreel e o VLC. Cada qual possui suas particularidades, e servem bem a diversos propósitos.
Se você está se perguntando qual é o melhor software de compressão de vídeo, a resposta é: depende. Todos os programas são muito bons, e cada um possui vantagens e desvantagens únicas. Dessa forma, o melhor programa é aquele que melhor se adeque ao seu uso e às suas necessidades.