CGG: a competição que combina absurdo, diversão e muita nostalgia

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Atualizado há 7 meses

No mundo dos jogos retro, existe uma subcultura única e divertida dedicada a criar os piores jogos de computador imagináveis – os jogos absurdos!

Esta subcultura, incorporada pelo anual “Comp.Sys.Sinclair Crap Games Contest (CGC)”, revela-se na arte de criar jogos intencionalmente terríveis para o amado computador ZX Spectrum.

Mas o que é esse universo de jogos absurdos? E de onde veio? Vejamos a origem desta competição incomum.

O que é um “jogo absurdo”?

Um “jogo absurdo” é um jogo de computador mal projetado ou de baixa qualidade, que é intencionalmente “mau” em termos de jogabilidade, gráficos e design geral. Mas, ao contrário dos jogos comercialmente criticados que você vê por aí, que foram todos criados com a melhor intenção, o subgênero de “jogo absurdo” foi projetado para ofender as sensibilidades dos jogadores.

O custo de jogar ou produzir o jogo não é tido em conta: afinal, aceda a qualquer lista de slots grátis e você encontrará alguns jogos incrivelmente bem elaborados. Mas a intenção de fazer um jogo absurdo é ser o mais criativo, absurdo e bem-humorado possível. É também uma homenagem à simplicidade nostálgica do passado, quando os jogos de computador muitas vezes não passavam de plataformas 2D planas, com pouco mais a fazer do que apenas passar para o próximo estágio.

O concurso ‘Crap Games’ nasceu do desejo de recriar o encanto dos jogos horríveis. Inspirado por uma fita cassete de 1983 cheia de jogos horríveis e uma pegadinha das páginas de uma revista querida, o CGC começou em 1996 como uma resposta irônica ao rápido desenvolvimento da indústria de jogos. À medida que os jogadores se familiarizavam com as maravilhas envolventes da nova PlayStation 1, os organizadores do CGC voltavam a uma era que àquela altura parecia já ter passado.

O charme peculiar do ZX Spectrum estava no centro dele, um sistema de computador doméstico que, apesar de suas capacidades limitadas em comparação com dispositivos modernos, ocupa um lugar querido no coração de muitos.

Os participantes adoraram criar jogos hilariamente abaixo da média, mergulhando nas profundezas de sua criatividade para criar as experiências de jogo mais intencionalmente terríveis possíveis.

O legado do simulador avançado de cortador de grama

Um momento crucial na história do CGC foi a criação do notório “Simulador Avançado de Cortador de Grama” (nome original: Advanced Lawnmower Simulator – abreviado por ALS). Começou como uma brincadeira de primeiro de abril nas páginas da revista Your Sinclair, mas rapidamente evoluiu para um fenômeno cultural, desencadeando a criação de uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de jogos horríveis.

O ALS retratou com humor tarefas mundanas de corte de grama, opções limitadas de cortador e comentários engraçados dos clientes. O design simplista do jogo e os eventos aleatórios de “matança” adicionaram surrealismo a uma tarefa cotidiana – também deram o tom para a competição. Seguiram-se inúmeras entradas que buscavam capturar a essência do design de jogo bruto e cômico.

A evolução dos jogos absurdos e do espírito comunitário

Ao longo dos anos, o CGC tornou-se mais do que apenas uma competição; transformou-se em uma celebração de camaradagem e criatividade compartilhada dentro da comunidade Spectrum.

Os participantes inventam os conceitos de jogo mais ridículos com mecânicas e narrativas de jogo deliberadamente terrívies e rebuscadas. A camaradagem alegre criou uma atmosfera única dedicada a abraçar o absurdo. É uma homenagem ao que eles acreditam ser a era de ouro dos jogos, onde a tecnologia limitada impôs enormes restrições à criação de jogos.

Mas, talvez mais importante, a competição serve como um lembrete de que mesmo no mundo dos jogos, onde a busca pela perfeição muitas vezes domina, há um lugar especial para o imperfeito, o absurdo e o terrível.

Um futuro promissor para o CGC

A tecnologia de jogos continua a avançar a um ritmo exponencial, mas quanto mais sofisticados os motores de jogo se tornam, maior é a probabilidade de vermos o tipo de rebelião que o CGC proporciona.

Os seres humanos são nostálgicos por natureza, então é natural que muitos jogadores queiram voltar à era mais simples do Spectrum. Também pode ser uma metáfora sobre como todos nós olhamos para os nossos dias tranquilos de infância, livres das responsabilidades adultas.

A cada ano que passa, o CGC é um testemunho da alegria intemporal dos jogos, onde os jogadores podem deixar os seus problemas para trás – e apresentar as piores contribuições possíveis para os jogos.