Devo atualizar minha rede para o WiFi 6?

·
Atualizado há 1 ano

Se você está sofrendo com lentidão em sua conexão, certifique-se de que seu roteador não seja o motivo. Se esse for o caso, entre para o grupo de pessoas que possuem conexões ultrarrápidas com a tecnologia WiFi 6.

Projetado para aumentar a capacidade de conexão e melhorar o desempenho da sua rede doméstica, o WiFi 6 (802.11ax) é a última geração da tecnologia WiFi. 

Ele proverá velocidades mais rápidas com conexões confiáveis, para que você possa desfrutar de streaming sem lag, downloads mais rápidos e a adição de mais dispositivos domésticos inteligentes sem diminuir a velocidade da sua Internet.

O que é o WiFi 6?

O WiFi 6 é um novo padrão em tecnologia WiFi que foi projetado para melhorar a confiabilidade e a velocidade das redes sem fio. Também conhecido como 802.11ax, o padrão é especialmente útil em casas inteligentes, escritórios e locais onde há muitos dispositivos conectados à mesma rede. 

Um roteador WiFi 6 utiliza uma série de tecnologias avançadas para aprimorar a capacidade de conexão de dispositivos. Isso inclui a utilização de múltiplas antenas e a capacidade de direcionar o sinal de maneira mais eficaz para dispositivos específicos.

Entre os modelos mais populares de roteadores WiFi 6 estão: TP-Link Archer AX6000, Asus RT-AX88U, Netgear Nighthawk AX12 (RAX200) e o Linksys Velop AZ. TP-Link Archer AX6000 WebGUI integrado em 192.168.1.1 permite ao usuário configurar seu roteador. Para Netgear, o usuário precisa digitar 192.168.0.1 na barra de endereço para acessar a interface.

Se você está se perguntando como perdeu os últimos cinco padrões WiFi, é porque você não perdeu. A WiFi Alliance (um grupo de empresas que supervisiona a certificação de novos dispositivos) introduziu um novo esquema de nomenclatura para facilitar o reconhecimento de qual padrão seus dispositivos suportam.

Então, o WiFi 6 oferece velocidades mais rápidas?

O mais novo padrão baseia-se na já excelente tecnologia da sua versão anterior. Embora o WiFi 5 tenha trazido velocidades incríveis para nossas conexões domésticas, ele não oferece a melhor experiência à medida que mais dispositivos se conectam a rede. 

O WiFi 6 usa acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), um recurso importante que aumenta a eficiência da rede permitindo vários dispositivos com altos requisitos de largura de banda se conectem a sua rede.

Na tecnologia WiFi, cada banda de frequência (2,4 GHz ou 5 GHz) é composta por fluxos componentes. É nesses fluxos que nossos dados viajam. O WiFi 5 e WiFi 6 transportam o maior número de streams, permitindo velocidades rápidas. 

O WiFi 6 aumenta o número de fluxos para um novo máximo de 12 nas bandas de 2,4 e 5 GHz, enquanto o WiFi 5 tem um limite de 8 em uma configuração de banda dupla.

Esse aumento de fluxos proporciona maior velocidade de conexão e seus dispositivos clientes têm mais caminhos para se comunicar com seu roteador. Na verdade, os dispositivos clientes habilitados para WiFi 6 desfrutam de um aumento de 40% na velocidade.

Vale a pena fazer o upgrade?

O WiFi 6 só vale a pena se você usar vários dispositivos na sua rede sem fio ao mesmo tempo. Também pode valer a pena se você quiser preparar sua rede WiFi para o futuro. No entanto, como a tecnologia é tão nova, ainda não foi aperfeiçoada e pode ser cara.

Se você realmente deseja preparar sua rede WiFi para o futuro, pode valer a pena esperar que mais dispositivos WiFi 6 comecem a ser implementados. Além disso, a tecnologia WiFi 6E será lançada em breve e abrirá uma nova “via rápida para a Internet”.