Provavelmente já ouviu a palavra malware em notícias ou artigos que mostram que determinado sistema operacional ou usuário ou empresa foi vítima de um ataque por malware. O malware é um código que pode bloquear seu dispositivo ou roubar informações para depois serem usadas por cibercriminosos.
É importante nos dias de hoje saber como detectar malware e vírus, bem como se proteger para não ser vítima desse golpe que cada vez mais afeta os brasileiros e os usuários de todo o mundo.
O que é malware?
Malware ou software malicioso são palavras novas no vocabulário da Internet, mas são ameaças bastante conhecidas que podem afetar qualquer usuário a qualquer momento. O nome malware vem da junção de malicious (malicioso) e software (programa informático ou programa de computador) criando assim a palavra e quem o desenvolve normalmente tem em mente invadir, danificar ou roubar informações de computadores, smartphones e outros dispositivos.
Existem diferentes tipos de malware, no entanto alguns são mais conhecidos do que outros. Conheça os principais malwares existentes e o que fazem:
Vírus
Estes são programas que se anexam ou disfarçam de outros programas, espalhando-se por e-mail, em redes ou em sites, onde infectam o computador que corre o referido ficheiro.
Worms
São parecidos com os vírus, mas espalham-se de forma independente pelas redes existentes, normalmente na sequência de alguma vulnerabilidade nessa mesma rede.
Trojans ou Trojan horse
Também conhecidos como cavalos de tróia, são programas que parecem úteis e benignos, mas quando usados ou ativados fazem ações maliciosas, destruindo ou danificando o sistema operativo.
Ransomware
Os sistemas de ransomware criam um bloqueio no seu sistema operativo ou em alguns arquivos, pedindo um resgate para você reaver o valor. Após o pagamento, nem sempre consegue reaver os ficheiros. É também importante referir que os pagamentos são normalmente solicitados por Bitcoin para evitar que a informação seja rastreada apela polícia.
Como se defender de malware
Existem algumas técnicas que você pode usar para se defender de malware, no entanto todas elas têm por base uma premissa simples: estar atento e pensar antes de clicar em qualquer arquivo ou executar qualquer código.
Conheça algumas das formas que poderá usar para não ser vítima de qualquer malware e ter sempre os seus arquivos digitais seguros:
Use um antivírus
Um antivírus é a proteção básica, mas ao mesmo tempo mais eficiente, para qualquer tipo de ameaças na Internet. Existem soluções gratuitas e pagas, no entanto, se você tiver a possibilidade, use uma solução paga pois ela terá mais opções e proteção. Apesar disso, qualquer antivírus vai proteger você de ameaças digitais como as que referimos acima. É, no entanto, importante manter sempre seu antivírus atualizado e descarregar qualquer atualização manual que seja necessária, mas sempre do site oficial da empresa de antivírus que está usando.
Faça backups regulares
Os backups são a segunda linha de defesa contra qualquer malware, porque no caso de não ter antivírus, ter os seus dados salvos em outro local pode ser a forma de resolver seus problemas caso seja infectado por malware.
Um backup dos seus arquivos importantes deve ser feito de forma regular, e existem até serviços para fazer isso de forma automática para a nuvem. No entanto, alguns usuários preferem manter seus backups em discos externos, garantindo que têm pessoalmente controle sobre o hardware que estão usando e assim guardando os discos diretamente em sua casa ou, no caso de empresas, até em cofres no banco.
Aprenda a encontrar malware (e evitar ele)
Não clicar em links suspeitos é apenas uma das várias ferramentas que temos no nosso conhecimento sobre a Internet para evitar malware. Existem algumas extensões para navegadores, como ouBlock Origin, que evitam sites de malware e até oferecem mais proteção, como bloquear links com publicidade.
Mas saber como identificar e-mails de golpes de banco, de criptomoedas ou outros fará com que o malware nunca entre em seu computador porque usa boas políticas de segurança e entende como a internet funciona.
O Brasil tem também muitos malwares e golpes que podem ser usados via WhatsApp, por isso desconfie sempre de novos contatos prometendo coisas que parecem boas demais para serem uma realidade.
Use um sistema operativo alternativo
A maior quantidade de malware pode ser encontrada para Windows e Android. Isso porque são os sistemas para computadores e celulares mais usados. No entanto, se você for um usuário de MacBook ou iPhone, por algum motivo eles não têm tantas vulnerabilidades de malware. No entanto, se não gostar da Apple pode usar um sistema operacional como Linux, e aprender a usá-lo, pois nos dias de hoje muitos dos comandos feitos manualmente têm agora ambientes gráficos que você pode usar, tal como no Windows.
Assim, o uso de um sistema operativo diferente pode ser desafiante, mas terá a vantagem de não ter muito malware porque os criminosos tentam sempre atingir mais os sistemas que a maioria dos usuários usam.
Tenha cuidado com chamadas suspeitas
Existem muitos golpes na internet e não podemos listar todos, no entanto, além dos golpes por WhatsApp, um que devemos falar é o golpe da Microsoft. Alguém liga para você, normalmente em Inglês ou em Português imperfeito, e fala para você que é da Microsoft e detectaram um vírus em seu computador. Após isso, Você instala aplicativos como o AnyDesk ou Teamviewer a pedido deles, dando controle efetivo de sua máquina aos criminosos, permitindo que removam ou transfiram dinheiro de sua conta.
Estou seguro nessa era digital?
Depois de ler esse texto e de ficar a conhecer tudo o que pode acontecer a você, é normal se questionar se você está seguro nessa era digital porque existem muitas ameaças na Internet. É importante primeiramente informar que o que falámos aqui que pode acontecer é sempre o pior cenário e muitos usuários acabam por não ser afetados por malware em toda sua vida. Mas para quem tem trabalhos importantes em seus computadores ou precisa de mais segurança empresarial, é importante seguir essas dicas de segurança e manter seus sistemas atualizados e protegidos, criando assim um ambiente digital seguro em seu computador ou celular.