Na tarde deste sábado, 13, uma forte tempestade de granizo atingiu o município de Pinhão.
Segundo informações preliminares dos órgãos oficiais do município, a Defesa Civil já está realizando os levantamentos necessários para quantificar os prejuízos e prestar assistência à população.
Equipes da Defesa Civil estão distribuindo lonas para cobrir os telhados danificados e oferecendo ajuda às famílias mais afetadas pela tempestade.
Veículos que transitavam pela PR-170 durante a tempestade precisaram parar para evitar acidentes.
Segundo o Simepar, na atmosfera ocorrem tanto processos termodinâmicos (que envolvem a troca de calor através da radiação solar, condução e convecção térmica) quanto dinâmicos (relacionados com a circulação atmosférica).
Neste sábado, o que determinou a formação de temporais foram os processos dinâmicos, que atuaram em baixos (uma frente semi-estacionária e um cavado – que é uma área de baixa pressão – sobre o PR) e em altos níveis (presença de um sistema denominado “jato de altos níveis”).
A atuação desses sistemas, associado a abundância de umidade próximo à superfície, promoveu os temporais observados. A formação de granizo se deu por conta das fortes correntes ascendentes produzidas por esses sistemas.