Santa Catarina mais uma vez registra chuvas intensas e transtornos

·
Atualizado há 7 meses

Após o expressivo volume de chuvas em Santa Catarina, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do estado apresentou um panorama completo durante uma coletiva de imprensa realizada em sua sede, em São José. O secretário da Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza, elencou as ações a serem realizadas nos próximos dias para lidar com os impactos das tempestades.

De acordo com a meteorologista Elen Pelissaro, as chuvas devem persistir até pelo menos quarta-feira pela manhã, mantendo o estado em alerta.

Até o momento, 82 pessoas foram desabrigadas em Santa Catarina, em diversas regiões afetadas pelas chuvas.

O secretário Fabiano de Souza fez um apelo à população em áreas de risco, solicitando que procurem ajuda da Defesa Civil e/ou familiares antes que a situação se agrave. Ele ressaltou a importância de priorizar a própria segurança e buscar locais seguros, deixando claro que proteger pertences não deve ser mais importante que preservar vidas.

Entre as cidades mais afetadas estão São João Batista, Biguaçu, Águas Mornas e Paulo Lopes. No entanto, o secretário destacou que a região que causa maior preocupação para a Defesa Civil é a Grande Florianópolis, onde os impactos das chuvas foram mais significativos.

Estradas

A Arteris Litoral Sul informa que a BR-101/SC seguirá totalmente interditada na região de Palhoça, trecho do Morro dos Cavalos, após fortes chuvas que ainda atingem o Estado de Santa Catarina.

Nesta segunda (15), os trabalhos seguem intensos. As equipes da concessionária atuam no local desde o sábado (13), porém a chuva intensa ainda não permitiu a conclusão dos reparos necessários e limpeza da pista.

Os bloqueios da BR-101/SC foram implantados de modo preventivo em dois pontos distintos da rodovia, sendo eles no km 229 Sul (pista sentido Porto Alegre) e no km 236 Norte (pista sentido Curitiba).

A concessionária orienta os motoristas para que evitem pegar a rodovia sentido o trecho interditado e utilizem rotas alternativas:

⬅️ Pista sentido Porto Alegre (ou Sul)
📍 No km 215 da BR-101/SC, acesse a BR-282/SC. Em seguida, dirija até Lages/SC, quando poderá acessar a BR-116/SC e prosseguir até Caxias do Sul/RS. Na sequência, acesse a BR-453 e dirija até Terra de Areia, quando poderá adentrar na BR-101/SC.

➡️ Pista sentido Curitiba (ou Norte)
📍 Acesse a BR-453 em Terra de Areia/RS, siga até Caxias do Sul/RS, quando poderá adentrar na BR-116. Posteriormente, dirija pela BR-116 até Lages/SC, na sequência acessando a BR-282/SC até Palhoça, quando poderá acessar a BR-101/SC.