Nesta manhã de sábado, 18, um aglomerado de tempestades severas avançaram pela região do Planalto Sul de Santa Catarina.
Estas tempestades possuíam potencial para provocar danos associados a ventos e chuvas intensas, como destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica, assim como alagamentos.
Segundo a Defesa Civil, destacam-se as ocorrências registradas no município de Urupema, especificamente na comunidade de Cedro.
As imagens abaixo mostram que após a passagem da tempestade, uma residência foi parcialmente destruída. Além disso, a estrutura do telhado foi completamente arrancada. Os destroços foram encontrados distantes da residência, indicando que foram arremessados. Nos entornos, diversas árvores de grande porte foram torcidas e tombadas.
Nas imagens do Radar Meteorológico do Morro da Igreja, foram observadas intensas tempestades se aproximando do município por volta das 9h.
Estas tempestades avançaram rapidamente, atuando sobre a região em um curto período de tempo. Quanto aos ventos, o radar subestimou a velocidade dos ventos na região dos danos.
O produto GLM (Geostationary Lightning Mapper), do satélite GOES-16 utilizado para o monitoramento das descargas elétricas atmosféricas em tempo real, reforça as características de tempo severo do sistema.
Na estação meteorológica de Urupema, os ventos começaram a acelerar com a aproximação dos sistemas, entretanto, teve seu pico no horário entre às 09h e 10h, onde alcançou valores de 107 km/h. Vale lembrar que as estações meteorológicas são representativas em sua proximidade, isto quer dizer que o sistema como um todo provocou ventos intensos, entretanto, na localidade dos danos os valores devem ter sido ainda mais altos.
Pela análise dos danos, é possível concluir que os estragos foram resultados da atuação de um tornado. Os dados mostram que a velocidade do vento na região superou os 100km/h, mas devem ter sido ainda mais intensos na localidade afetada.