Na noite de quarta-feira, 8, um grave acidente na rodovia BR-476, em Paulo Frontin, resultou na morte de dois condutores.
As vítimas foram um homem de 46 anos, que dirigia um caminhão de transporte de cimento, e uma mulher de 35 anos, condutora de uma carreta-tanque com 42 mil litros de gasolina.
O Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul foi acionado e no local, os brigadistas de Paulo Frontin já estavam atuando com três caminhões de combate a incêndio, além da presença da ALFA SAMU, que constatou os óbitos dos condutores.
Dada a gravidade do acidente e o risco iminente de explosão devido ao vazamento de combustível, a guarnição realizou o isolamento total da área.
Foram utilizadas água e espuma de baixa geração expansiva (LGE) para prevenção de incêndios. Órgãos competentes, como o IAT (Instituto Água e Terra) e a empresa responsável pelo transporte de combustível, foram acionados para avaliação e contenção do desastre.
O caminhão-tanque, que inicialmente transportava cerca de 42 mil litros de gasolina, teve um vazamento de aproximadamente 7 mil litros.
Cerca de 25 mil litros já foram transbordados, restando 10 mil litros a serem removidos. A operação para manusear o restante do combustível está prevista para ocorrer ainda na manhã do dia 9, com a chegada de um guincho especializado. Durante esse processo, a rodovia deverá ser novamente interditada.
A vegetação adjacente foi atingida pelo vazamento de combustível e óleo, mas, até o momento, não foi constatada a contaminação de recursos hídricos. O IAT deslocará uma equipe para avaliar os danos ambientais causados pelo acidente.
Após horas de interdição total, a pista foi liberada em ambos os sentidos, mas as autoridades alertam sobre a possibilidade de nova interrupção para conclusão do transbordo e retirada da carreta. O Corpo de Bombeiros permanece acompanhando a movimentação da carga e garantindo a segurança no local.
Moradora de Paula Freitas está entre as vítimas de acidente fatal na BR-476