O 4º Comando Regional lançou recentemente a “Operação Ruído”, uma iniciativa voltada para a fiscalização de motocicletas com escapamentos adulterados ou inoperantes, bem como a verificação de outros equipamentos de segurança em toda a área de abrangência do comando.
O aumento significativo da frota desses veículos tem gerado efeitos que impactam negativamente a população, especialmente em relação aos acidentes de trânsito e à perturbação do sossego e da tranquilidade, sobretudo em áreas residenciais próximas a escolas e hospitais, devido ao uso de escapamentos que produzem ruídos em desacordo com a legislação de trânsito.
A alta demanda por serviços de entregas tem levado uma minoria de motociclistas a desrespeitar as normas de segurança, colocando em risco não apenas suas próprias vidas, mas também as da população em geral. Diante de clamores públicos por medidas que reduzam esses transtornos, o 4º CRPM iniciou a Operação em suas seis unidades, compreendendo os 64 municípios sob sua responsabilidade.
Na quarta semana da “Operação Ruído”, os números de abordagens, verificação de irregularidades e autuações permanecem elevados, evidenciando a importância do tema e a necessidade de adoção de medidas para mitigar essas condutas.
Na semana que passou, mais de 500 motocicletas foram vistoriadas e 19 delas foram recolhidas ao pátio, além da lavratura de mais de 105 autos de infração de trânsito.
As unidades envolvidas na operação são:
- 1º BPM – sediado em Ponta Grossa,
- 16º BPM – sediado em Guarapuava,
- 26º BPM – sediado em Telêmaco Borba,
- 27º BPM – sediado em União da Vitória,
- 8ª CIPM – sediada em Irati,
- 10ª CIPM – sediada em Laranjeiras do Sul.