A intenção é uníssona: desenvolver e fomentar o potencial turístico da cidade.
Assim foi a tarde de ontem, 03, no Restaurante Mirante Grill, onde o grupo de empresários que integra a Associação de Turismo e Meio Ambiente (Atema), esteve reunido para discutir as ações do turismo para este ano e apresentar o Projeto para a Rota Sul das Cacheiras de União da Vitória. O assunto – TURISMO – foi tratado com muito zelo e saudosismo pelos líderes locais.
De acordo com o Presidente da Atema, Andrews Batista, o Projeto – idealizado pelos associados, pode virar realidade. A intenção agora é encaminhá-lo ao Executivo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. A entrega oficial do projeto também ocorreu ontem.
O Projeto Rota Sul das Cachoeiras de União da Vitória foi desenvolvido pela Arquiteta, Ione Carla Jorge da Costa, e consiste em um Pórtico na entrada da Rota Sul das Cachoeiras; um mirante na Gruta Nossa Senhora da Salete; um mirante na Cachoeira Foz do Tigre e um mirante na cachoeira Barra do Palmital. O projeto será desenvolvido na localidade de Rio dos Banhados, em União da Vitória. “O projeto será destinada à visitação da população regional, nacional e internacional, com o objetivo de estimular o turismo ecológico e ambiental em nossa região, enaltecendo as belezas de nossas cachoeiras”, explica Andrews.
Potencial turístico da cidade
Durante a reunião, também foi apresentado aos associados, que está previsto para os dias 24 e 25 de abril, uma visita de cerca de 40 empresários à União da Vitória, com intuito de conhecer o potencial turístico da cidade. O cronograma da visita ainda não foi definido.
CONHEÇA O PROJETO
Pórtico na entrada da Rota Sul das Cachoeiras
Trata-se da execução de um Pórtico formado por dois painéis de concreto armado de 20 centímetros de espessura e com 1,50 metros de largura, tendo como altura de 10,50 metros e 11,50 metros respectivamente, sendo dispostos lado a lado representando nossas rochas e uma estrutura metálica, revestida em placas cimentícias, estilizando uma cachoeira, finalizada com um jardim de hortênsias representando o estouro das águas.
Mirante – Gruta Nossa Senhora da Salete; Cachoeira Foz do Tigre; Cachoeira Barra do Palmital
Trata-se da execução de um mirante de concreto armado formado por uma laje de concreto armado com superfície de 10 metros quadrados, tendo 2,50 metros de profundidade por 4 metros de extensão, estrutura localizada sobre pilotis em concreto armado a ser executado de acordo com projeto estrutural, elaborado pela empresa executora, constando ainda de uma passarela de acesso com 2 metros de largura e extensão prevista de 10 metros, também executada em concreto armado. O mirante será protegido com guarda corpo em aço inoxidável escovado tubular com espessura de 40 milímetros, com altura de 1,10 metros e vãos com seis barras de 30 milímetros formando o guarda corpo.