O setor de turismo da região de União da Vitória passa por transformações profundas, buscando cada vez mais profissionalização. E os objetivos na busca dessa profissionalização focam a geração de renda, negócios e abertura de novos postos de trabalho. Para fomentar ainda mais o setor, profissionais de todas as áreas ligadas ao ramo do turismo se reuniram na manhã desta segunda-feira, 1º, no Hotel 10, em União da Vitória, para mais uma rodada de capacitação turística. A Associação de Turismo e Meio Ambiente (Atema) foi a responsável pela formulação da proposta, e se fortalece como a entidade que uniu os segmentos do setor de turismo lutando para fomentar o setor, gerando riquezas para a região.
A capacitação foi realizada para profissionais que atuam na área, com a ideia de habilitá-los a atender melhor os turistas. A convidada foi a professora Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski, doutora em História e professora do Curso de História da Unespar, campus de União da Vitória. Ela abordou aspectos históricos e arquitetônicos de construções antigas de União da Vitória e Porto União, dando um rico conteúdo que serão aproveitadas pelos profissionais para enriquecer os passeios panorâmicos e o City Tour que já estão sendo realizados pela Atema. Conforme uma das coordenadoras da entidade, Arceli Fudal, a capacitação se destina aos profissionais de hotelaria, restaurantes e agências e transporte turístico. Na próxima capacitação, que vai acontecer sempre nas primeiras segundas-feiras do mês, serão convidados taxistas, policiais, monitores do estacionamento rotativo, bombeiros entre outros. Essa capacitação passa por vários aspectos desde os mais simples, como a maneira de apresentar as cidades, até meios de vender bem o turismo. A proposta é que se um turista quiser informações sobre a cidade, esses profissionais estejam capacitados a oferecer essas informações de forma correta e que envolva ainda mais o turista. “Duas verdades que estamos trabalhando: a primeira é que não devemos dizer que as cidades são separadas pelos trilhos e, sim, unidas por eles e depois acabar de uma vez por todas com um erro histórico: enterrar de vez o termo ‘Gêmeas do Iguaçu’ e tratar as cidades e a região como Vale do Iguaçu”, explica Arceli, que também é proprietária de uma agência de viagens no município. Segundo ela, essas coisas simples no trato com os turistas fazem muita diferença.
A Atema
Na cidade, a Associação de Turismo e Meio Ambiente (Atema) e também o Conselho de Turismo e Meio Ambiente (Codetur), entidades que trabalham em parceria, nasceram com independência, desvinculadas de estruturas públicas ou partidárias, para fomentar o turismo em suas variantes, como o turismo gastronômico, ecológico, religioso, histórico, ferroviário, de esportes (radicais ou não) e o turismo urbano, com as praças, monumentos, arquitetura, entre outros.
Capacitando profissionais, abrindo as portas para mão de obra que sai das universidades ou das propriedades rurais, aproveitando o potencial da pousadas e hotéis da região, reforçando a importâncias das festas regionais, aproveitando as características de cada uma delas, o setor fica mais forte e o sonhado título de região polo de turismo também. “Queremos construir um trabalho de base para o turismo, onde as pessoas ligadas direta e indiretamente ao trade turístico possam manter uma comunicação alinhada sobre os principais atrativos, pacotes e passeios disponíveis em nossas cidades. Resumindo: queremos que as pessoas falem a mesma língua quando se tratar do turismo local”, explica o presidente da Atema, Andrews Batista.
Associação tem vários projetos em andamento
Em 2018, vários grupos de turistas já vieram para União da Vitória e conheceram os atrativos turísticos do município. Entre outras atividades, eles fizeram o City Tour onde puderam apreciar as belezas naturais e culturais da cidade. Além disso, a Atema lançará nos próximos dias, a 2ª edição do Festival Gastronômico, que reúne os principais restaurantes conveniados para mostrar o que há de melhor na gastronomia regional. Ainda, essa semana, a Atema está recebendo a equipe de reportagem do programa Plug, produzido e distribuído pela RPC. O programa se dedica inteiramente às pautas culturais e turísticas dos municípios paranaenses. A equipe ficará em União da Vitória e Porto União durante toda a semana, mostrando desde as belezas naturais, arquitetônicas e destinos turísticos, até receitas culinárias e as curiosidades do município.