A secretária municipal de Cultura e Turismo de Mallet, Maredy Abib, participou do 2º encontro sobre o Monge São João Maria, que ocorreu no dia 24 de novembro, na cidade da Lapa. Organizados pelo Paraná Turismo, os encontros têm como objetivo resgatar a história da passagem do monge pelo Paraná. O presidente do Paraná Turismo, Jacó Gimennes, e o responsável pelo projeto, Hardy Guedes.
Maredy frisa que estudos apontam que três monges percorreram o Paraná e que São João Maria foi quem passou por Mallet. “Durante a reunião foi destacada a importância do monge para o Paraná e os lugares em que ele passou. Pudemos ouvir o relato de fatos que aconteceram com sua passagem e permanência nos municípios. A prefeita da Lapa, Leila Klenk, participou da reunião e nos contou que sua família possui uma chocolateira doada pelo monge a um tio de seu avô”, relata Maredy.
Segundo a secretária, no encontro foram discutidas ações para proporcionar estrutura e logística de visitações, caminhadas e acolhimento dos turistas que têm interesse em conhecer esta história. “Mallet já está realizando um estudo para desenvolver um trabalho de divulgação da passagem do Monge São João Maria, com a confecção de folders, outdoors, lembrancinhas e sinalização dos olhos d’água e suas histórias” revela a secretária.
Para enriquecer ainda mais os dados acerca desta história, Maredy pede à população que compartilhe depoimentos, histórias ou outros fatos relacionados ao monge com a secretaria municipal de Cultura e Turismo. Os contatos podem ser realizados pelos telefones (42) 9141-6518 ou 3542-1410.
REUNIÕES
O primeiro encontro sobre a temática foi realizado em Tibagi. Os próximos encontros acontecerão em 2016, em Ortigueira – em fevereiro; em Mallet – no mês de abril; e em Pitanga – em junho. Em seguida, o sexto encontro será novamente realizado em Tibagi, onde serão apresentadas as ações e linhas de trabalho para o desenvolvimento turístico e cultural da história do Monge São João Maria nos municípios envolvidos na iniciativa.