A locomotiva Maria Fumaça 310 voltou a ser objeto de cobiça no setor de turismo de União da Vitória e Porto União. O fomento ao turismo ferroviário foi pauta de uma reunião na terça-feira, 17, envolvendo os prefeitos dos dois municípios, seus respectivos secretários de Turismo e o Presidente da Paraná Turismo. Jacó Garcia Gimenes esteve em União da Vitória para reforçar uma parceria entre o governo do estado e o programa de incremento do turismo, usando a locomotiva, que está parada na Estação União.
Para o secretário de Turismo de União da Vitória, Valter Cano, a Paraná turismo se mostrou interessado em firmar essa parceria para recolocar nos trilhos o turismo ferroviário. “É um tesouro que precisa ser lapidado, mas mesmo assim é um tesouro importante para os dois municípios. Quase nenhuma cidade do Brasil tem esse potencial”, afirmou Gimenes, ao falar que a locomotiva tem de ser peça central no desenvolvimento conjunto do turismo.
O presidente da Paraná Turismo salientou a importância desse encontro realizado: “Nossa reunião vai ser inesquecível, porque nós estamos aqui com ideias aquecendo o clima no sentido de ter um desenvolvimento em conjunto com as duas cidades, uma reunião de alto nível com os dois prefeitos e suas equipes e nós podemos aqui discutir pensamentos estratégicos nessa rodada”. Para ele é estritamente importante a cooperação de irmandade entre as duas cidades.
O presidente destaca ainda que uma das primeiras ações assumidas é o compromisso de acompanhar a delegação de Porto União e União da Vitória até Curitiba, no sentido de mostrar a empresa Rumo a ideia de se ter um resgate da Maria Fumaça, mas como uma visão cultural turística e patrimonial. “Isso seria uma forma concreta de se exercitar os esforços de várias organizações para se conseguir esse intento de ter a concessão, a infraestrutura, a exploração, enfim, todo o processo”, disse. Outro ponto levantado pelo presidente da Paraná Turismo é de se criar uma logo com as cores das bandeiras dos dois municípios para trabalhar o turismo de maneira conjunta, e fazer uma fábrica de eventos, com dez eventos dos dois municípios e se apresentar ao mundo do mercado em conjunto, e seguramente, à medida que vai se ouvindo outros setores, outras ações serão incorporadas.
O Secretário de Turismo de Porto União, Sérgio Buch, disse que uma ação integrada entre os dois municípios, pode funcionar, mas antes, também em parceria, é preciso recuperar a locomotiva, para dar um passo em direção ao objetivo comum, ou seja, utilizar a malha ferroviária em benefício do turismo regional integrado.
Os próximos passos
De acordo com Jacó Garcia Gimenes, nos próximos dias, uma comitiva dos dois municípios deve se reunir por duas vezes em Curitiba: uma com a empresa Serra verde, que trabalha com turismo ferroviário, e outra com a diretoria da empresa Rumo, para reivindicar a cessão de um trecho da malha ferroviária para viabilizar passeios com a Maria Fumaça.