A volta dos passeios turísticos de trem em Porto União ganhou mais um aliado esta semana. A ALL liberou um trecho de aproximadamente 140 quilômetros da antiga Ferrovia do Contestado. Com isso os passeios podem se estender de Três Barras até Porto União.
A autorização foi solicitada pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB) e o secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, acompanhados dos vice-prefeitos de Porto União, Aloísio Salvatti, e de Canoinhas, Wilson Pereira, além de outros integrantes do turismo regional durante visita à sede da companhia, em Curitiba.
A coordenadora de Relações Institucionais da ALL, Vânia Lopacinski, que é natural de Porto União, destacou que a empresa está disposta a ceder o trecho desativado. A ideia é operar um trem turístico associado a estruturas de hospedagem, restaurantes, museus e programação de aventura, com planejamento conjunto dos municípios interessados e associações locais.
O sonho de reativar a Ferrovia do Planalto Norte é comum entre as comunidades que têm sua história de colonização associada ao trem.
Mas o projeto depende de grande logística operacional para ganhar densidade. Os representantes regionais saíram do encontro convencidos da necessidade de ampliar o debate com as estruturas municipais ligadas ao turismo e outras associações interessadas. Há também questões institucionais, como contatos com o DNIT e ANTT, para formalizar o interesse na utilização do trecho ferroviário condicionado à ALL, bem como para a obtenção de vagões de passageiros que terão de passar por restauração.